
O Cineteatro da Mina de São Domingos acolhe, entre 6 de junho e 26 de setembro de 2025, a exposição itinerante Arqueologia nos Novos Caminhos da Água, uma iniciativa da EDIA e do Museu da Luz, em colaboração com a Câmara Municipal de Mértola.
A inauguração está marcada para o dia 6 de junho, às 18h00, e promete oferecer ao público um olhar aprofundado sobre os vestígios arqueológicos revelados durante a construção do empreendimento de Alqueva. Esta mostra resulta de um trabalho pioneiro de salvaguarda patrimonial, que acompanhou a construção de barragens, canais, condutas e outras infraestruturas que hoje garantem o fornecimento de água a cerca de metade da população do Alentejo e a 130 mil hectares de regadio.
Fruto de cerca de 2000 intervenções arqueológicas, os materiais agora expostos revelam não apenas o quotidiano das populações que outrora habitaram a região, mas também a importância da arqueologia preventiva em grandes obras públicas. Muitas das peças apresentadas eram, até à data da sua descoberta, desconhecidas da comunidade científica.
A exposição convida à descoberta do riquíssimo legado histórico-cultural do território alentejano, testemunho da presença humana ao longo de milénios e da sua relação com a água — elemento estruturante do desenvolvimento regional.
A mostra poderá ser visitada gratuitamente no Cineteatro da Mina de São Domingos até 26 de setembro de 2025.