A cidade de Évora recebe, no próximo sábado, dia 25 de maio, o 2.º Encontro Intercultural com a Comunidade Ucraniana, numa iniciativa promovida pela Fundação Eugénio de Almeida. O evento terá lugar no Centro de Inovação Social, a partir das 15h00, e inclui momentos de debate, música, gastronomia e artesanato.

A sessão de abertura contará com intervenções de Pedro Oliveira, presidente do Conselho Executivo da Fundação Eugénio de Almeida, e de Maryna Mykhailenko, embaixadora da Ucrânia em Portugal.

O encontro inclui um debate subordinado ao tema «Integração e Acolhimento da Comunidade Ucraniana em Portugal», que contará com a participação de Pavlo Sadokha, presidente da Associação dos Ucranianos em Portugal, Ivan Hudz, pároco da Comunidade Ucraniana em Évora, Maria João Tomé, voluntária do projeto de apoio à comunidade ucraniana da Fundação Eugénio de Almeida, e Iryna Gusak, representante de uma família acolhida pela instituição.

Pelas 16h00 será inaugurada a exposição «Construir Comunidades: Caminhos de Integração e Participação», composta por retratos do quotidiano do programa de acolhimento a refugiados e migrantes desenvolvido pela Fundação.

O programa inclui ainda a abertura de uma mostra de gastronomia e artesanato ucraniano, pelas 16h30, seguindo-se, às 16h45, um concerto de música ucraniana com o Rodyna Ensemble Trio e Liliya Pasakas.

A entrada no evento é livre.