A Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Instituto Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC) promoveu ontem, dia 13 de maio, o I Seminário em Ciência e Sustentabilidade: Inovação no Tratamento de Efluente e Reutilização de Água, no Auditório João Gil. Especialistas, investigadores e estudantes discutiram os desafios atuais e as soluções emergentes no campo da sustentabilidade hídrica.

A escassez de água esteve no centro da conversa, com especial destaque para a reutilização de efluentes tratados, uma alternativa que pode ser promissora, ainda que limitada pela presença de contaminantes e pela complexidade do tratamento.

Para o presidente da ESTeSC-IPC, Graciano Paulo, “iniciativas como esta são fundamentais para aproximar a investigação científica da realidade ambiental que enfrentamos. Promover o debate e a partilha de soluções inovadoras é um papel central das instituições de ensino superior e um contributo concreto para a sustentabilidade do planeta”.

O programa contou com intervenções da professora doutora Susana Paixão (ESTeSC-IPC), professora doutora Ana Sofia Fajardo (Investigadora Auxiliar do i2A – Instituto Politécnico de Coimbra) e do engenheiro Carlos Oliveira (CEO, co-fundador e presidente da empresa VentilAQUA).

Este seminário integra dois projetos de investigação, o primeiro, dedicado à remoção de antibióticos de águas residuais, com financiamento da ESTeSC-IPC, o segundo, focado na fotocatálise solar magnética, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). A organização ficou a cargo das docentes e investigadoras do Health & Technology Research Center (H&TRC): Diana Lima (investigadora responsável), Ana Paula Fonseca, Carla Patrícia Silva e Nádia Osório.

O I Seminário em Seminário em Ciência e Sustentabilidade reforça o compromisso da ESTeSC-IPC com a investigação e desafios ambientais contemporâneos.