A cerimónia, que iniciou às 18h30, contou com momentos de grande simbolismo e cultura. Antes do desfile das candidatas, o público presente foi agraciado com uma atuação musical onde Isabel Biu, acompanhada ao piano por Ana Barrocas, encantou os presentes com a sua interpretação vocal.

A apresentação começou com o desfile das Miss Simpatia, Damas de Honor e da Rainha das Vindimas de 2023, seguido por uma atuação de dança da Associação Inspira Atitude, com a jovem dançarina Angel Gomes a destacar-se.

As treze candidatas deste ano, provenientes das freguesias de Palmela e Pinhal Novo na maioria destas duas freguesias, foram finalmente apresentadas ao público: Rita Batista, Catarina Almeida, Leonor Graça, Lara Cardoso, Nicole Nunes, Bruna Miranda, Raquel Loureiro, Inês Carvalho, Matilde Marinheiro, Maria Caetano, Leonor Lopes, Inês Sofia, e Francisca Vale.

Em declarações ao Diário do Distrito, André Ribeiro, o jovem presidente das Festas das Vindimas, expressou a sua satisfação: “Este é um excelente início para as nossas festividades. As pessoas estão felizes com o que foi feito hoje, e acredito que estamos a caminho de uma grande celebração”.

O evento também contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Palmela, Luís Miguel Calha, que elogiou a organização e destacou a importância da preservação das tradições. “Estamos num espaço emblemático, a Igreja de Santiago, e é um orgulho ver tantas pessoas a apoiar este evento. As nossas candidatas representam o melhor de Palmela, e acredito que a gala do dia 28 será esplêndida”.

Jorge Mares, presidente da Junta de Freguesia de Palmela, também esteve presente e realçou a importância de manter viva a tradição das festas das Vindimas. “É com grande alegria que vejo o cumprimento das tradições. Estou certo de que esta edição será memorável, com um belo cortejo e momentos de convívio que fortalecem a nossa comunidade”.

O presidente da Junta de Palmela, promete estar no dia 29 de agosto a fazer um brinde ao renascer das tradições que honram a memória de Álvaro Cardoso que tinha horizontes muito largos e que conseguiu perceber que a Festa das Vindimas que ele e outros lançaram em 1963, tinha futuro.

Portanto, o meu brinde vai para esses homens também que fizeram a festa em 1963, disse.

A gala de coroação da Rainha das Vindimas está marcada para o próximo dia 28 de agosto, no Cine-Teatro São João, uma noite que promete ser inesquecível e dar início à 61.ª edição das Festas das Vindimas.