
A Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, estará em visita à Hungria nesta quinta-feira para avaliar como a Política de Coesão da União Europeia está a beneficiar as pessoas e as regiões no terreno.
O destaque da visita será a vila de Tarnabod, onde a Comissária irá visitar diversos projetos financiados pela UE relacionados com cuidados infantis, educação e apoio familiar para a comunidade Roma. Tarnabod é também um dos membros fundadores do programa Assentamentos Emergentes (FETE), conhecido como o programa de “assentamentos em recuperação”, que recebeu 200 milhões de euros de fundos da Política de Coesão. A Comissária irá reunir-se com partes interessadas locais para discutir a implementação destes projetos e como maximizar os seus benefícios.
A próxima paragem da Comissária será na Central Termoelétrica de Mátra, a última central elétrica a carvão lignito da Hungria, localizada no condado de Heves. A região de Heves está prevista para receber mais de 250 milhões de euros do Fundo de Transição Justa da UE para apoiar a diversificação e modernização da sua economia de forma justa, equitativa e inclusiva.
Ao final do dia, a Comissária irá reunir-se com o Ministro da Administração Pública e do Desenvolvimento Regional, Tibor Navracsics, para discutir a implementação dos fundos da Política de Coesão na Hungria.
Na sexta-feira, a Comissária Ferreira irá encontrar-se com o Ministro dos Assuntos Europeus da Hungria, János Bóka, para discutir o papel da Política de Coesão durante a próxima Presidência Húngara do Conselho, seguido de um encontro com organizações da sociedade civil húngara que trabalham nas áreas do Estado de direito e transparência.
A Comissária irá também reunir-se com o Presidente da Câmara Municipal de Budapeste, Gergely Karácsony, para discutir o papel das cidades na concretização dos objetivos económicos, sociais e territoriais da Política de Coesão.