
Afonso da Ponte, diplomado em Agronomia pela Escola Superior de Biociências de Elvas (ESBE), do Politécnico de Portalegre, conquistou o 1.º lugar na Final Nacional da 21.ª edição do Poliempreende, que decorreu em Aveiro.
“Fertiwool”, projecto ligado à valorização da lã, destacou-se pela sua inovação, viabilidade e contributo para a sustentabilidade, tendo garantido a distinção máxima do concurso, que juntou 20 instituições de ensino superior.
Após a vitória no Concurso Regional, realizado a 4 de Julho e que lhe valeu um prémio de 2.000€, Afonso da Ponte representou o Politécnico de Portalegre na fase nacional, onde obteve o primeiro prémio, no valor de 10.000 €.
O Poliempreende é uma iniciativa que, através de um concurso de ideias e planos de negócio, avalia e premeia projectos desenvolvidos e apresentados por estudantes, diplomados e docentes das instituições de ensino superior que integram a rede. Os prémios regionais e nacionais visam destacar a excelência, a criatividade e a capacidade empreendedora dos participantes, reforçando o papel do ensino superior como motor de inovação e desenvolvimento.
Em 2025, a coordenação nacional do concurso esteve a cargo da Universidade de Aveiro.