© Município de Vilha Velha de Ródão

O Dia Mundial da Árvore e das Florestas foi celebrado em grande estilo pelo Município de Vila Velha de Ródão, em colaboração com as Juntas de Freguesia locais, o Agrupamento de Escolas e a Santa Casa da Misericórdia, através da iniciativa “366 dias, 366 árvores”. Esta ação envolveu a plantação de árvores autóctones em diversos pontos do concelho, marcando o dia 21 de março com um gesto simbólico e significativo.

A Biotek, empresa do grupo Altri, desempenhou um papel crucial ao ceder 366 árvores, incluindo carvalhos da espécie quercus fagina e árvores de fruto, para esta iniciativa. O ponto alto do evento foi a plantação de árvores nas instalações do Jardim de Infância, seguida da entrega de uma árvore, uma t-shirt e uma declaração de compromisso a cada aluno do Agrupamento de Escolas.

Para além de simplesmente plantar as árvores, as crianças foram incentivadas a cuidar das espécies que receberam. Comprometeram-se a fotografar-se junto delas daqui a um ano, demonstrando assim o crescimento saudável das árvores e o seu próprio compromisso com a natureza.

“Queremos que assumam o compromisso de cuidar do nosso Planeta, pois essa responsabilidade vai ser vossa no futuro. Nós estamos a fazer o nosso melhor, mas precisamos que vocês continuem o bom trabalho. Podemos contar com vocês?”, questionou Luís Pereira, presidente do Município de Vila Velha de Ródão, aos mais pequenos, que responderam afirmativamente e em uníssono.

As Juntas de Freguesia também se associaram à plantação das 366 árvores, simbolizando cada dia do ano. Em Fratel, a iniciativa contou com a participação dos alunos da Academia Sénior, dos utentes do Centro Comunitário da Sociedade Filarmónica de Educação e Beneficência Fratelense, bem como da população em geral.

Em diversas localidades do concelho, como Vila Velha de Ródão, Perais e Sarnadas de Ródão, foram plantadas dezenas de carvalhos, envolvendo tanto os membros das autarquias locais como a população residente, numa demonstração de união e compromisso com a preservação ambiental.

Além disso, durante a cerimónia de contratualização do Instrumento Territorial Integrado da Autoridade de Gestão do Programa Centro 2030, a efeméride foi assinalada com a plantação de vários carvalhos junto ao cais de Ródão, onde futuramente nascerá o Parque Ambiental do Tejo.

Este evento reflete o empenho e a consciência ambiental da comunidade de Vila Velha de Ródão, que se une para proteger e preservar o meio ambiente para as gerações futuras.