
A Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa realizou hoje, 16 de julho, o XVIII Encontro Científico sob o mote “Cuidados Paliativos: Conforto, Dignidade e Cuidado”. Ao longo de todo o dia diversos espaços da Escola acolheram palestras e workshops sobre o tema pensadas para a comunidade estudantil.
O auditório do edifício poente encheu para a sessão solene de abertura da décima oitava edição do Encontro Científico da instituição baseada em Oliveira de Azeméis. Para além da comunidade estudantil e a direção da Escola, também o poder autárquico esteve representado, através da vereadora da Ação Social, Inês Lamego, que foi diversas vezes abordada devido à proximidade da temática e do seu trabalho.
“Cuidados Paliativos: Conforto Dignidade e Cuidado” foi o tema para o encontro devido ao resultado de uma votação feita pelos alunos, conforme explicou ao Correio de Azeméis o coordenador da Licenciatura de Enfermagem, Ricardo Melo: “Os estudantes finalistas das três licenciaturas escolheram a temática pela sua pertinência e pela necessidade que eles sentiam de aprofundar conhecimentos baseados na melhor evidência”.
O coordenador confidenciou ainda que os convidados se revelaram sempre bastante disponíveis para a participação no encontro e atribuiu esse facto à pertinência dos paliativos: “Foram imediatamente aceites, independentemente do esforço da deslocação, para poder de alguma forma promover esta temática, junto não só de profissionais, mas também de futuros profissionais que daqui dias serão enfermeiros, osteopatas e acupuntores”.
A Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa também já tem feito o seu trabalho de investigação e contribuído para o debate científico. Neste XVIII Encontro já estavam disponíveis diversos pósteres de trabalhos desenvolvidos em licenciatura, mas também no mestrado de Cuidados Paliativos.
