
A coligação Aliança Democrática – PSD/CDS apresentou oficialmente, na passada sexta-feira, dia 25 de julho, as suas listas candidatas à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal de Santarém para as eleições autárquicas de 2025. A cerimónia decorreu ao final da tarde no emblemático jardim das Portas do Sol, num ambiente de forte adesão popular, marcado pelo entusiasmo, pela confiança e por uma clara mobilização em torno do projeto político liderado por João Teixeira Leite.
A apresentação das listas representou, segundo os intervenientes, um momento simbólico de união e compromisso com o futuro do concelho. Foram divulgados todos os nomes que compõem as equipas candidatas aos dois órgãos autárquicos, com destaque para a pluralidade, experiência e ligação profunda ao território dos elementos apresentados.
João Teixeira Leite, atual vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém, lidera a candidatura à presidência do município. Na sua intervenção, sublinhou com orgulho que metade dos candidatos à Câmara não tem filiação partidária, o que considera ser um sinal claro da abertura da coligação à sociedade civil. “Estamos muito orgulhosos de afirmar perante os scalabitanos que, mais do que dizer, é preciso envolver a sociedade e estamos a mostrar que na prática o fazemos. Metade da equipa à Câmara Municipal de Santarém é independente, numa verdadeira mobilização da sociedade num todo”, afirmou.
O candidato destacou ainda os pilares do seu programa eleitoral, que assenta em sete eixos fundamentais: educação, segurança, atração de investimento privado, desporto, habitação, apoio às famílias e idosos, e regeneração urbana. Acrescentou que o sucesso destas políticas dependerá da articulação com as freguesias, consideradas parceiros estratégicos essenciais. “As pessoas que constituem esta equipa vivem e sentem Santarém todos os dias e isso vai-nos diferenciar face aos demais. Porque só quem sente, vive e ama a sua terra, a pode verdadeiramente transformar”, declarou.
Na lista candidata à Câmara Municipal de Santarém, encabeçada por João Teixeira Leite, constam os nomes de Inês Barroso, Pedro Gouveia, Emanuel Campos, Teresa Ferreira, Ana Luís, Carlos Coutinho, Pedro Melão, Filipa Martinho, João Cunha, Alfredo Silva, Ana Saramago, Margarida da Franca, Luís Melo, Vasco Tomás, Marta Estevão, Filipe Brígida e Luís Sousa e Silva.
Para a Assembleia Municipal, o cabeça-de-lista é o médico pneumologista Gustavo Reis, que assumiu o desafio pela vontade de servir o concelho. “Aprendi que cuidar vai muito além de receitar medicamentos. Cuidar é estar. É ouvir. É compreender as dores — do corpo e da alma. E é exatamente com essa mesma postura que hoje me coloco ao serviço do nosso concelho”, afirmou. Anunciou ainda a intenção de aproximar o órgão deliberativo municipal dos cidadãos, através da realização de sessões descentralizadas em freguesias e bairros, reforçando a participação cívica. No que toca à juventude, revelou a proposta de criação da Assembleia Jovem de Santarém, um espaço de envolvimento direto dos mais novos na vida pública.
A lista candidata à Assembleia Municipal de Santarém é composta por Gustavo Reis, Pedro Melo, Beatriz Martins, Jorge Rodrigues, Carla Neto, Paula Cruz, José Landureza, Paulo Oliveira, Ana Marta Teixeira, Luís Tomás Gonçalves, Cristiana Correia, Miguel Saldanha, Dulce Ferreira, Vítor Jesus, Luís Taborda, Marta Mexia, Abílio Ribeiro, Sandra Coelho, Nelson Durão, António Espateiro, Raquel Pita Soares, Pedro Coimbra, Hugo Bicho, Bárbara Cheixo, Marco Aurélio Torres, Fernando Gomes da Silva, Isabel Sá Nogueira, Carlos Colaço, José Manuel Santos, Cristina Tovar Faro, Ricardo Agricola, Tiago Frazão, Ana Matos, Joaquim Costa, João Carlos Nobre, Catarina Pedro, Rogério Palmeiro, João Seabra, Marta Coutinho, Tiago Costa, Gonçalo Pereira, Marta Carlos e José Antunes.
O evento contou ainda com a presença de Sebastião Bugalho, eurodeputado eleito pela Aliança Democrática, que reforçou o apoio à candidatura de João Teixeira Leite. “É fácil gostar de Santarém, não só pelo projeto político mas também pelas pessoas. Nós temos de fazer no país aquilo que é feito em Santarém, aquilo que o João Teixeira Leite com as suas equipas vai continuar a fazer em Santarém”, afirmou.
A apresentação decorreu num ambiente marcado pelo entusiasmo dos presentes, com os candidatos a reafirmarem o seu compromisso com Santarém e com todos os escalabitanos. A coligação AD apresenta-se como um projeto agregador, com uma forte ligação ao território, preparado para governar com proximidade, conhecimento e responsabilidade.