
O Município da Chamusca tem vindo a reforçar o seu compromisso social através da colaboração com o programa “Abem: Rede Solidária do Medicamento”, uma iniciativa da Associação Dignitude que visa garantir o acesso a medicamentos a pessoas em situação de vulnerabilidade económica. Desde 2017, esta parceria tem permitido apoiar munícipes do concelho “através da comparticipação na aquisição de medicamentos prescritos e comparticipados pelo Estado Português”, refere a autarquia.
De acordo com os números divulgados pela autarquia, até 30 de junho de 2025, foram atribuídos 172 cartões Abem, abrangendo 87 agregados familiares da Chamusca. Neste período, “foram dispensadas 20.847 embalagens de medicamentos”. No primeiro semestre de 2025, 36 pessoas, integradas em 19 famílias, estavam “ativamente integradas no programa”.
O cartão Abem permite aos beneficiários levantar os medicamentos prescritos diretamente nas farmácias aderentes, sem necessidade de reembolsos ou de quaisquer outros procedimentos. Atualmente, “existem seis farmácias no concelho da Chamusca integradas nesta rede”, sendo a lista completa disponibilizada online em https://bit.ly/farmaciasabemchamusca.
A candidatura ao programa deve ser feita junto do Atendimento Integrado + do Município da Chamusca, “entidade parceira na referenciação de agregados familiares elegíveis”. Os contactos disponíveis são 800 100 116 ou 249 769 608.
O programa “Abem: Rede Solidária do Medicamento” é promovido pela Associação Dignitude, uma Instituição Particular de Solidariedade Social que resulta da parceria entre a Cáritas Portuguesa, a Plataforma Saúde em Diálogo, a Associação Nacional das Farmácias e a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica. Como destaca a Câmara da Chamusca, este programa tem como principal objetivo “garantir que todas as pessoas tenham acesso aos medicamentos de que necessitam, independentemente da sua situação económica”.