Ação prolonga-se até 9 de julho e inclui também a identificação eletrónica dos animais.

A partir de 2 de junho, arranca no concelho de Viseu a Campanha de Vacinação Antirrábica e de Identificação Eletrónica, uma iniciativa promovida pelo Médico Veterinário Municipal. A campanha decorre até 9 de julho e irá abranger todas as freguesias do concelho.

O principal objetivo da ação é reforçar a saúde pública e a segurança da população, garantindo a vacinação dos cães contra a raiva e a sua correta identificação. De acordo com a legislação em vigor, a vacinação antirrábica é obrigatória para todos os cães com mais de três meses, enquanto a identificação eletrónica deve ser feita até aos 120 dias de idade, sempre antes da vacinação.

A campanha reveste-se de especial importância devido ao elevado número de animais abandonados, que representa um risco acrescido de propagação de doenças e parasitas, além de comprometer as condições de higiene nos espaços públicos.

Para além do calendário definido para cada freguesia, os donos poderão vacinar e identificar os seus animais todas as sextas-feiras, no Posto de Vacinação do Médico Veterinário Municipal, localizado no Parque do Fontelo, entre as 14h15 e as 16h30, enquanto durar a autorização da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).