No âmbito do road show da campanha «Associa-te», decorreu no dia 26 de fevereiro, na Escola Secundária de Carregal do Sal, uma sessão de sensibilização. A sessão que foi dinamizada pelas técnicas do Instituto Português do Desporto e Juventude, Beatriz Ferreira e Luísa Almeida, contou com a participação de 17 alunos.

Durante a sessão foi reforçada a importância do associativismo estudantil como ferramenta de participação cívica e desenvolvimento de competências, junto dos/as jovens.

Num espaço de diálogo entre técnicos/as do IPDJ, estudantes, agentes educativos jovens ativos/as no associativismo estudantil foram abordadas várias temáticas, como: constituição e funcionamento das associações de estudantes, incentivar a criação de novas estruturas e destacar os benefícios do envolvimento associativo, desde a promoção de iniciativas até à defesa dos interesses da comunidade estudantil.

Foi ainda sublinhados, os tipos de apoio às associações de estudantes ensino básico e secundário através do programa «Associa-te» que pretende incentivar e valorizar a atividade das mesmas, e a sua capacidade de desenvolver projetos/atividades que dinamizem a comunidade escolar, mobilizem e promovam a sociabilidade entre os/as alunos/as, sejam promotores de aprendizagens não formais, ou contribuam para a cidadania ativa e a participação cívica e democrática dos/as jovens.

O Instituto Português do Desporto e Juventude pretende, através do Programa «Associa-te», continuar a inspirar uma geração de estudantes mais participativa, autónoma e empenhada na construção de uma escola mais participativa.