
A Câmara de Coimbra, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, a Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC) e o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) do Destacamento Territorial de Coimbra vão realizar três ações de sensibilização, sob o lema “Todos por uma Coimbra mais segura”, com duas vertentes: prevenção de acidentes com veículos agrícolas e incêndios florestais.
As sessões vão decorrer este mês de maio, no dia 28 em Almalaguês, no dia 29 no Ameal, e no dia 30 em Souselas, sempre às 18h00. A entrada é livre. O objetivo passa por sensibilizar a população para estes dois tipo de ocorrências, acidentes com veículos agrícolas e incêndios florestais, de forma a promover comportamentos mais seguros no manuseamento de veículos agrícolas e na prevenção de incêndios florestais, sempre com o objetivo de prevenir acidentes e salvar vidas.
Os acidentes com veículos agrícolas continuam a ser uma das principais causas de morte em ambiente rural. De acordo com dados disponíveis relativos a ocorrências com veículos agrícolas em propriedade privada, em 2023 registaram-se nove acidentes, um dos quais no concelho, e, em 2024, 10 acidentes, dois em Coimbra. Já no que diz respeito aos incêndios florestais, são uma ameaça recorrente durante os meses mais quentes, colocando em risco pessoas, habitações e o meio ambiente.
A primeira ação de sensibilização está marcada para o dia 28 maio, às 18h00, em Almalaguês, no edifício da Junta de Freguesia. Segue-se nova ação no dia 29 de maio, às 18h00, no Ameal, na sede da Junta de Freguesias.
A última iniciativa está marcada para o dia 30 de maio, às 18h00, em Souselas, no espaço cultural da União de Freguesias de Souselas e Botão.
A vertente da prevenção de acidentes com veículos agrícolas será ministrada pela SPC, enquanto a vertente da prevenção de incêndios florestais será dada pelo NPC, no âmbito do programa Floresta Segura.