Uma reação entre a água e as tubagens de PVC onde circula que criou uma espécie de cristais no interior da conduta e levou ao seu entupimento foi o que levou vários moradores de Casal de Alcaria, Casais das Areias, Vale de Zebra e Rua Pinhal do Bairro, na freguesia de Pontével, a ficar sem acesso a abastecimento de água entre as 20h00 de sábado, 28 de junho e as 6h00 de terça-feira, 1 de julho, segundo apurou o NS.

A Cartágua, empresa concessionária do abastecimento de água no concelho do Cartaxo, não tem certezas absolutas das causas desta reação química, mas o NS sabe que estão a principal suspeita é as temperaturas elevadas que se têm feito sentir na região nos últimos dias e que ultrapassaram os 40 graus. A empresa vai agora proceder a análises da substância encontrada no interior das condutas. Este fenómeno aconteceu apenas naquela zona por ser dos poucos sítios onde as tubagens ainda utilizam PVC e não PEAD, como em zonas do concelho onde as condutas são mais recentes.

O Partido Socialista do Cartaxo emitiu um comunicado onde deixa uma série de questões sobre o sucedido, sobre as medidas de contingência e resposta à situação, se há ou não uma quebra do contrato de concessão e sobre a falha de comunicação institucional quer da empresa, quer do município, uma vez que não foi emitido qualquer tipo de comunicado nem dada qualquer explicação aos municípes.

Questionado pelo NS sobre que medidas o Município ia tomar em relação ao sucedido, o presidente da Câmara, João Heitor, explicou apenas que a situação vai ser analisada pela Comissão de Acompanhamento do Contrato de Concessão antes de ser tomada qualquer decisão.

A relação entre a empresa e autarquia tem sido marcada por vários conflitos legais ao longo dos anos, havendo vários processos a decorrer nos tribunais.