
Arrancou em Braga a 1.ª edição do Braga Inclusive Recruitment, uma Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social promovida pela Cooperativa Focus e apoiada pelo Portugal Inovação Social, Grupo Lusíadas Saúde, IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional e pelo Município de Braga.

Este programa Internacional pioneiro visa promover a empregabilidade de pessoas com deficiência e/ou incapacidade, através de um modelo colaborativo, sustentável e baseado em evidências científicas. O objetivo é proporcionar uma verdadeira aproximação à Vida Ativa, através da aquisição de competências práticas diretamente relacionadas com as exigências do mercado de trabalho.
A primeira edição do Braga Inclusive Recruitment arrancou no dia 7 de maio, com a integração dos participantes numa experiência formativa no Hospital Lusíadas Braga. Este estágio representa um momento marcante no percurso de cada participante, permitindo-lhes o desenvolvimento de competências num contexto real e altamente qualificado.
Para Fernando Barbosa, responsável da Cooperativa Focus “Esta iniciativa é um exemplo claro de como a inclusão, a inovação social e a responsabilidade partilhada podem transformar vidas. Acreditamos que todos devem ter acesso a oportunidades concretas para desenvolver o seu potencial e integrar-se plenamente no mercado de trabalho”.
Já Carla Sepúlveda, vereadora da Educação com os pelouros da Educação, Inovação e Coesão Social, considerou que “a experiência prática em ambientes como o Hospital Lusíadas é essencial para que os jovens ganhem confiança e visão sobre o seu futuro. É uma oportunidade única para se aproximarem da realidade profissional e desenvolverem competências transversais num setor com elevado impacto social”.
O programa inclui três edições ao longo do tempo e integra componentes de formação, mentoria, desenvolvimento pessoal e integração profissional.
A iniciativa reforça o compromisso da autarquia com políticas de juventude integradas e participativas, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em especial no que respeita à educação de qualidade, emprego digno e redução das desigualdades.