
Uma das favoritas ao título da Euro 2024, a seleção portuguesa começou muito bem o torneio. Porém, a derrota contra a Geórgia na terceira rodada deixou os torcedores lusitanos preocupados. Ainda dá para acreditar nesse tempo?
Aliás, se é fã da seleção portuguesa, ainda dá tempo de torcer com mais emoção, fazendo os seus palpites ‘online’ nas principais casas de apostas desportivas. Aproveite os melhores bónus para o Euro 2024 e boa sorte!
Nessa edição da Euro, a seleção portuguesa caiu num grupo “chato”, com equipes do Leste Europeu que costumam jogar fechado, na retranca. Por isso, já era de se esperar que Portugal enfrentasse dificuldades para furar as defesas das seleções da Chéquia, Turquia e Geórgia.
No jogo de estreia, contra a Chéquia, a seleção portuguesa demonstrou força e capacidade de recuperação.
Os portugueses mostraram-se superiores desde o pontapé inicial, criando boas oportunidades, alternando jogadas e controlando a partida. Uma das melhores hipóteses aconteceu aos 32 minutos, quando Cristiano Ronaldo ficou frente a frente com o guarda-redes adversário, mas Stanek fez uma excelente defesa.
Na etapa complementar, Portugal continuou a controlar as ações, mas tomou o golo num contra-ataque adversário. Porém, o equipa não se abalou e chegou ao empate sete minutos depois. Nos acréscimos, Francisco Conceição, que entrou em campo aos 45 do segundo tempo, garantiu a vitória da seleção Vinho Tinto.
Depois da suada, mas merecida vitória contra os checos, veio o duelo contra a Turquia. Este parecia o adversário mais duro da primeira fase. Contudo, a seleção comandada por Roberto Martinez foi eficiente e garantiu uma vitória tranquila.
Portugal, mais uma vez, comandou as ações e abriu o placar logo aos 21 minutos, com Bernardo Silva. Sete minutos depois, num lance de desatenção da defesa turca, os adversários marcaram contra o próprio golo e Portugal ampliou a vantagem.
Com dois a zero no placar, a seleção portuguesa manteve o jogo sob domínio. No começo da segunda etapa, Bruno Fernandes recebeu livre de Cristiano Ronaldo e tocou para o golo aberto, dando números finais ao duelo.
Depois de duas vitórias contundentes, veio o balde de água fria nos torcedores portugueses: uma inesperada derrota por dois a zero contra a Geórgia.
Já classificada, a seleção portuguesa entrou em campo com tempo misto e viu a situação ficar mau logo aos dois minutos, quando a Geórgia abriu o marcador.
Ainda assim, os seus torcedores estavam confiantes numa virada. Portugal manteve o controlo de jogo, criou grandes oportunidades, mas não conseguiu superar o guarda-redes Mamardashvili.
No segundo tempo, a Geórgia ampliou a vantagem em cobrança de pénalti. Portugal não conseguiu furar a defesa adversária, Mamardashvili fez grandes defesas e o placar se manteve inalterado até o final.
A inesperada derrota deixou algumas lições importantes para os portugueses. Uma delas é a fragilidade nas laterais, que tem sido criticada há alguns anos. Além disso, a seleção precisa encontrar um atacante eficiente, para não continuar dependente de Cristiano Ronaldo.
Há, pelo menos, duas décadas Portugal tem tido bom desempenho na Euro, por isso, podemos esperar que a seleção portuguesa se recupere do susto e volte a brilhar. O elenco é forte, com jogadores habilidosos e uma defesa consistente.
O próximo adversário será a Eslovénia. Se mostrar o futebol que mostrou contra a Chéquia e a Turquia, Portugal deve passar para as quartas-de-final sem grandes dificuldades.
Acredita nessa seleção? Até onde acha que Portugal pode chegar nessa Euro 2024? Compartilhe a sua opinião nos comentários.