
O Comando Distrital da PSP de Leiria, através da Esquadra de Investigação Criminal de Leiria, procedeu no dia de ontem, pelas 21h10, ao cumprimento de um mandado de detenção fora de flagrante delito por factos suscetíveis de consubstanciar um crime de violência doméstica agravado, refere hoje em nota a PSP.
Esta investigação, levada a cabo pela Esquadra de Investigação Criminal de Leiria e sob a direção do Departamento de Investigação e Ação Penal de Leiria, iniciou em 2 de abril com a denúncia efetuada pela vítima do sexo feminino de 54 anos de idade (esposa).
“Realizadas as diligências necessárias e urgentes com vista ao apuramento dos factos ocorridos foi possível concluir que, nos últimos 12 anos de relação amorosa, o suspeito, com 51 anos de idade, sempre limitou a liberdade pessoal da vítima, não permitindo que a mesma pudesse se relacionar com amigos/as e familiares sem a presença do mesmo”, informa ainda a polícia.
“O mesmo durante estes anos nunca permitiu que a vítima trabalhasse, vivendo esta da total dependência económica do suspeito. O detido, por diversas vezes, injuriou a vítima e exerceu violência física sobre a mesma, chegando, numa das vezes, a apertar-lhe o pescoço, ameaçando-a de morte”, frisa.
Estas agressões “não ocorreram apenas no interior da residência de ambos, mas também em espaço público. Recentemente, o detido ameaçou que se matava e que queimava a casa onde habitam”.
Ontem, dia 17 de abril, o detido foi presente a primeiro interrogatório judicial tendo-lhe sido aplicadas as medidas de coação de proibição de contactos com monitorização através de aparelho eletrónico e sujeição a tratamento de alcoolemia.
No primeiro trimestre de 2025, o Comando Distrital de Leiria procedeu a 11 detenções por violência doméstica, mais 3 que no mesmo período de 2024.