
A Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA) passou, esta semana, a integrar oficialmente a Confederação do Turismo de Portugal (CTP), a mais importante entidade representativa do setor a nível nacional. A adesão foi aprovada por unanimidade, refletindo o crescente protagonismo do Alentejo como destino turístico de excelência.
Para José Manuel Santos, presidente da ARPTA, esta entrada na CTP «é o reflexo natural da relevância que o Alentejo conquistou enquanto destino turístico de excelência, dentro e fora de portas». Destacou ainda que «com esta adesão, o Alentejo assume o seu lugar à mesa das decisões estratégicas para o turismo nacional», sublinhando a importância de uma voz regional ativa na definição de políticas para o setor.
Com a integração, a ARPTA passa a ter assento num dos principais fóruns de articulação entre os diferentes agentes do turismo, podendo intervir diretamente em áreas como a definição de políticas públicas, financiamento, atração de mercados e temas estruturantes como a qualificação da oferta turística e a coesão territorial.
A adesão à CTP surge como mais um passo na estratégia da ARPTA de promover uma abordagem colaborativa e integrada para o desenvolvimento do turismo, valorizando a autenticidade, inovação e capacidade de adaptação do Alentejo face aos novos desafios do turismo global.