A Royal Enfield não perdeu tempo e levou literalmente as suas novidades ao topo do mundo: o recém‑chegado protótipo HIM‑E elétrico e um misterioso modelo a gasolina, presumivelmente a Himalayan 750, fizeram o seu baptismo de alturas no famoso Col de Khardung La, no Himalaia, a uns impressionantes 5 359 m de altitude.

Aventuras elétricas e clássicas em alta montanha

As primeiras imagens oficiais confirmam que ambos os modelos estão quase prontos para produção. O HIM‑E elétrico avança com um design que integra o estilo da sub‑marca Flying Flea, estreada no EICMA 2024. O seu pack de baterias exibe finas ranhuras hidráulicas que ecoam as linhas das FF‑C6 e FF‑S6, e o chassis une o motor e a bateria como elementos estruturais – solução moderna, leve e eficiente.

Suspensão de longa medida, forquetas ajustáveis e um amortecedor traseiro Öhlins em piggyback garantem uma postura digna da altitude. Nos travões, vislumbra‑se uma pinça Nissin a actuar sobre um disco de 310 mm – segurança obrigatória quando as descidas são tão radicais quanto a paisagem.

A Himalayan 750 promete mais músculo

No caso da versão petrolífera, baptizada não oficialmente como Himalayan 750, as alterações face à actual 450 são visíveis e bem-vindas. O novo modelo exibe travões duplos com pinças de dois pistões – um avanço significativo em relação ao disco único das 650 –, sugerindo um motor com mais nervo.

Mantendo-se o esquema de rodas 19″ à frente e 17″ atrás, a suspensão parece menos elástica que a do irmão elétrico, mas oferece salta‑vias e terreno irregular com perícia. Em suma, trata‑se de uma evolução que dará mais confiança a quem se aventura fora de estrada.

Testes para produção – Xeque‑mate no EICMA?

Para além dos engenheiros, o CEO B Govindarajan e o director de design Mark Wells acompanharam os testes no Khardung La – cenário épico para validar electrónica, travagem, refrigeração e performance em altitude extrema.

Espera‑se que a Royal Enfield revele oficialmente nomes, especificações completas e datas de lançamento durante o próximo EICMA em Milão. Até lá, os entusiastas podem começar a sonhar com a versão a gasolina mais potente da Himalayan e com a intrigante novidade elétrica que promete abrir um novo capítulo para a marca.

Conclusão

A Royal Enfield está a avançar em duas frentes: a tradição renovada com a provável Himalayan 750 e a inovação sustentável com o HIM‑E. As primeiras impressões colhidas ao cair da régua de Khardung La apontam para motos robustas, adaptadas a novos desafios – e preparadas para conquistar tanto os fanáticos por trail como os adeptos da mobilidade elétrica.