
A QJMotor, marca chinesa em franco crescimento, acaba de apresentar o seu primeiro modelo de turismo integral — a SRV400 Tourer — uma moto que, à primeira vista, parece saída das estradas americanas. A inspiração nos colossos como a Indian Roadmaster é evidente, mas há um detalhe que salta à vista: o motor V2 tem apenas 385cc.
Este pormenor altera por completo as expectativas. Enquanto o estilo remete para motos de cilindradas próximas dos 1800cc, o coração da SRV400 é modesto, oferecendo apenas 35 cv. Com estas especificações, dificilmente terá sucesso em mercados ocidentais, mesmo sem as taxas alfandegárias que actualmente incidem sobre veículos oriundos da China.
Contudo, não se deve subestimar a capacidade de adaptação e inovação da QJMotor. A marca — que pertence ao gigante Qianjiang, também proprietário da Benelli, Keeway e Morbidelli — nasceu há apenas cinco anos e já conta com mais de 130 modelos no seu portefólio internacional. A cada mês surgem novas propostas, e esta SRV400 com carenagens de grande turismo é apenas a mais recente.
A base é a já conhecida SRV400VS, vendida na China, equipada com motor de duplo comando de válvulas e quatro válvulas por cilindro, suspensão dianteira invertida e homologação ambiental Euro 5+. A nova versão, possivelmente designada SRV400VT, mantém o mesmo motor, mas adopta uma estrutura muito maior e mais pesada — uma solução desenhada claramente para viagens a dois, com malas incluídas.
A distância entre eixos é de 1.525 mm, semelhante à de uma Kawasaki Concours 14, e o peso em ordem de marcha ronda os 224 kg — números elevados para um bicilíndrico com menos de 400cc. Ainda assim, segundo os documentos de homologação chineses, a velocidade máxima ronda os 150 km/h, embora não se saiba quanto tempo ou estrada será preciso para lá chegar.
Se este modelo em específico dificilmente terá aceitação fora do seu mercado de origem, a sua importância reside noutra frente: é mais um sinal de que a QJMotor está a preparar-se para entrar em novos segmentos. Tendo já na manga modelos bem mais potentes, como a SRV900V, um cruiser com motor V4 de 900cc e 110 cv, é legítimo supor que uma verdadeira touring de grande cilindrada esteja a caminho — e mais cedo do que se pensa.