Seja no verão ou no inverno, é sempre importante arejar a casa. O problema está em saber como fazê-lo, que janelas abrir e a que horas do dia. Depois de uma onda de calor, como a que vivemos, é provável que tenha a casa ainda bastante quente. Agora que as temperaturas já desceram, saiba o que tem de fazer.

O Lifestyle ao Minuto falou com Ana Silva, da Maid To You, uma empresa responsável por limpezas ecológicas, para saber qual a melhor forma de arejar a casa durante estas semanas de verão. Mesmo fora de uma altura de onda de calor, é preciso que ponha em prática estas dicas.

"O verão traz dias longos, calor e mais luz e é uma oportunidade excelente para cuidar melhor dos espaços da casa", começa por dizer. "Deve aproveitar para arejar a casa. Abra portas e janelas logo de manhã ou no final da tarde", é o conselho da especialista.

"A circulação de ar ajuda a renovar o ambiente e a evitar humidade acumulada." É algo que deve fazer ao longo da semana e durante os vários meses mais quentes para evitar problemas na casa, mas também para conseguir dormir melhor durante a noite.

Notícias ao Minuto Ana Silva deixa algumas dicas domésticas© Maid To You

Mais cuidados a ter em casa durante o verão

Arejar a casa é bastante importante, mas também existem outros pontos que não podem faltar durante o verão. São dicas que podem fazer com que consiga organizar este espaço da melhor forma.

É o caso da limpeza de cortinas, tapetes e almofadas. "O calor e o sol ajudam a secar mais rápido. Esta é a altura ideal para fazer uma limpeza mais profunda em têxteis que acumulam pó e ácaros", continua Ana Silva.

Por outro lado, pode aproveitar para organizar as coisas com mais cuidado. "Aproveite o verão para fazer uma revisão nos armários e manter apenas o que realmente usa. Um espaço limpo e arejado contribui para uma sensação de bem-estar."

E em relação às plantas, como pode trazer benefícios para o interior da casa? "Coloque plantas aromáticas perto das janelas, como alecrim, hortelã ou manjericão. Além de afastarem insetos, perfumam a casa de forma natural", explica.

O truque francês para refrescar a casa em menos de nada

É uma dica extra que deixamos para conseguir deixar as várias divisões da casa mais frescas em pouco tempo. Aqui não será preciso usar ar condicionado ou algum tipo de ventoinhas mais ou menos potentes.

A revista Santé revelou um truque bem simples que pode fazer toda a diferença. Assim, só precisa de colocar um balde cheio de gelo numa divisão. Revelam que enquanto do gelo derrete, acaba por absorver o calor que está à sua volta.

Uma versão alternativa, e até já mais conhecida, implica colocar uma taça de gelo à frente de uma ventoinha. O aparelho acaba por levar um vento mais fresco a toda a divisão e tornar o ambiente mais fresco. É uma espécie de um ar condicionado caseiro.