É seguro dizer que é a fruta mais refrescante do verão. A melancia pode ser comida em fatias, em sumo, saladas, ou até cocktails.

Conhecida pelo seu tom vermelho forte e pela doçura, é perfeita para comer vinda diretamente do frigorífico em dias de grande calor.

O site da apresentadora norte-americana Martha Stewart falou com especialistas em nutrição para saber mais sobre a melancia.

Em climas quentes, quando a desidratação é uma preocupação importante, a melancia faz maravilhas. "As melancias têm cerca de 92% de água, o que as torna uma ótima fonte de hidratação", diz a nutricionista Micah Siva, autora do livro de receitas 'Nosh: Plant-Forward Recipes Celebrating Modern Jewish Cuisine', citada pela referida publicação.

"A melancia é uma das minhas recomendações favoritas de 'alimentos com alto teor de água'", concorda Susan Greeley, nutricionista registada e instrutora de artes culinárias à base de plantas no campus do Institute of Culinary Education em Nova Iorque (EUA).

Com essa dose substancial de água, refere Greeley, também está a consumir minerais importantes, como potássio, fósforo e magnésio.

A grande quantidade de água da melancia também pode ser uma arma secreta para perder peso e controlar o peso. "Para aqueles que procuram opções de hidratação mais interessantes e refrescantes sem adicionar muitas calorias, a melancia e o sumo de melancia são óptimas escolhas", diz Greeley.

De acordo com a Base de Dados Nutricional do USDA, uma chávena de melancia cortada em cubos tem cerca de 46 calorias. "Em comparação com outras frutas, a melancia é uma opção com menos calorias que pode mantê-lo satisfeito graças ao seu alto teor de água", indica Siva.

Além disso, a melancia é rica em vitaminas A e C, antioxidantes que desempenham um papel importante na saúde da pele e do sistema imunitário.

E, embora o teor de fibras da melancia seja relativamente baixo, cerca de 0,4 gramas em 2/3 de chávena, os seus outros nutrientes tornam-na um alimento nutritivo. "O sumo de melancia é uma boa fonte de compostos como arginina, citrulina e licopeno", diz Greeley. "Esses compostos são conhecidos por serem cardioprotetores."

Apesar de a maior parte das pessoas comer a melancia pura, como sobremesa ou snack, a forma de a ingerir pode ser bastante versátil.

Salgada ou temperada: "Experimente melancia fresca e gelada com uma pitada de sal para dar um toque especial ao sabor", sugere Greeley;

Com ervas: Corte a melancia em pedaços grandes e sirva com hortelã ou manjericão fresco picado;

Saladas: "Adoro fazer uma salada de melancia grelhada com queijo feta, hortelã, cebola roxa e sumo de limão", diz Siva. "Também a adiciono às minhas saladas gregas";

Gaspacho: Adicione pedaços de melancia ao gaspacho sem cozedura - é uma forma deliciosa de duplicar o licopeno;

Bebida de gelo: Micah Siva congela as sobras da melacia e mistura com gelo, água e sumo de lima para fazer bebidas de gelo.