
Estamos em plena época de festivais de verão e a escolha é grande. Sumol Summer Fest, NOS Alive, MEO Marés Vivas, CoolJazz Cascais, Vodafone Paredes de Coura, e O Sol da Caparica são alguns dos festivais de música que as próximas semanas reservam.
Se tem por hábito frequentar estes eventos, certamente já lhe aconteceu chegar a casa e sentir um zumbido ou a sensação de ouvidos tapados. O fenómeno bastante comum prende-se com o volume normalmente demasiado elevado da música.
A pensar na saúde auditiva, o Lifestyle ao Minuto falou com Daniela Ribeiro, otorrinolaringologista do Hospital Trofa Saúde de Alfena, para saber qual a melhor forma para proteger os ouvidos nos festivais de verão.
"Nos últimos anos, a afluência aos festivais de verão tem vindo a crescer. Concertos ao ar livre e uma atmosfera de celebração transformam estas iniciativas num ponto de encontro apetecível, mas também representam riscos importantes para a saúde auditiva. O dano causado pela exposição ao ruído acumula-se gradualmente até que, numa situação extrema, pode tornar-se permanente, causando zumbido e surdez", explica-nos.
Daniela Ribeiro, otorrinolaringologista do Hospital Trofa Saúde de Alfena© Daniela Ribeiro
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), refere Daniela Ribeiro, mais de mil milhões de jovens entre os 12 e os 35 anos correm risco de perda auditiva devido à exposição prolongada e excessiva a sons altos, especialmente em ambientes recreativos como concertos, festivais e discotecas.
A OMS alerta para o facto de que níveis de som acima de 100dB (facilmente observados num festival de música) podem causar danos em menos de 15 minutos de exposição.
Como proteger a audição
1- Usar Protetores auriculares: Os tampões específicos para concertos, disponíveis em farmácias e lojas de música, atenuam o volume em cerca de 15 a 25 dB sem distorcer o som. São pequenos e discretos;
2- Manter distância das colunas: Ficar próximo das colunas de som aumenta exponencialmente a exposição ao ruído. Manter‑se a pelo menos 10 a 15 metros das colunas principais reduz significativamente a carga sonora sem que se perca a experiência musical;
3- Fazer pausas sonoras: Fazer intervalos de cerca de 10 minutos num espaço mais calmo, longe das zonas de som intenso, permite 'repor' a sensibilidade do ouvido e prevenir a fadiga auditiva, evitando a acumulação de danos;
4- Evitar uso de auriculares antes e após o evento: Ouvir música em auriculares imediatamente antes ou após o festival pode intensificar os danos causados pelo ruído alto. Nestes momentos, deve privilegiar o silêncio ou sons suaves;
5- Estar atento a sinais de alerta: Se sentir dor, desconforto ou qualquer alteração na percepção sonora, afaste‑se logo da fonte ruidosa.
"Imediatamente após um espetáculo, é comum sentir um ligeiro zumbido ou sensação de 'ouvidos tapados'. Se estes sinais persistirem por mais de 24 horas devem ser considerados um sinal de alerta e motivo de observação médica", avisa a especialista.
"Proteger os ouvidos é simples e faz toda a diferença. Com estas medidas é possível desfrutar dos festivais em segurança e sem comprometer a audição no futuro."