Num mercado dominado por propostas fiáveis e previsíveis, há quem procure algo diferente. Para esses motociclistas, o canal Yammie Noob destacou cinco motos com forte personalidade, design invulgar e componentes de alto desempenho — tudo isso sem atingir preços proibitivos. Não são as mais fiáveis ou práticas, mas oferecem uma experiência distinta, a um custo reduzido.

A primeira da lista é a Moto Guzzi V11 Sport, uma naked italiana com motor V-twin longitudinal de 1.064 cc, arrefecido a ar. Lançada após a aquisição da marca pela Aprilia, esta moto destaca-se pelo visual marcante (em verde ácido), ciclística sólida e elementos únicos como transmissão por veio, caixa de seis velocidades, travões Brembo e suspensão ajustável.

Source: raresportbikesforsale.com

Segue-se a Benelli TNT 1130, uma muscle bike equipada com motor tricilíndrico de grandes dimensões e um visual audaz, incluindo um escape sob o assento. É frequentemente comparada à Triumph Speed Triple, mas com uma interpretação mediterrânica, agressiva e visceral, especialmente nas versões anteriores à aquisição da marca pela Qianjiang.

Source: IconicMotorbikes

A terceira proposta é a Aprilia Tuono V4 (1ª geração), uma naked desportiva derivada da RSV4. O modelo de 2012 já incorporava tecnologias avançadas como controlo de tracção, launch control, anti-cavalinho e ABS. Com mais de 160 cv, oferece prestações superdesportivas, sonoridade envolvente e comportamento dinâmico que se mantém competitivo mesmo mais de uma década depois.

Source: Motorcycle.com

A quarta moto referida é a Ducati 748, uma desportiva clássica dos anos 90, irmã menor da icónica 916. A 748 distingue-se pelo motor V-twin de 748 cc, pela ciclística refinada e pela estética inconfundível de Tamburini. Embora não seja especialmente potente, a sua leveza, precisão em curva e carácter tornam-na num modelo de culto — embora exija manutenção atenta e possa tornar-se dispendiosa a longo prazo.

Source: MCN

Por fim, a lista fecha com a Buell 1125R, uma das últimas tentativas da marca americana fundada por Erik Buell. Com um motor Rotax V-twin de 1.125 cc, entrega mais de 140 cv e adopta soluções pouco ortodoxas, como disco de travão dianteiro periférico e depósito de combustível integrado na estrutura. A estética divide opiniões, mas o desempenho e a inovação são indiscutíveis.

Source: Visordown

Estas cinco motos representam escolhas para quem valoriza originalidade, performance e estilo acima da convenção — com o bónus de preços mais acessíveis no mercado de usados, ainda que exigindo alguma tolerância para falhas e manutenções menos lineares.

Nota: Importa referir que estas motos poderão não estar disponíveis em todos os mercados, já que nem todas as motos e modelos são necessariamente distribuídas de forma igual em todos os países do mundo.