A AJP Motos lançou uma nova moto para o segmento adventure trail – a PR7 2025, inteiramente criada em Portugal assumindo-se como referência ao nível mundial.

O fabricante fundado em 1987 em Penafiel propõe um modelo ‘singular no mercado mundial, combinando leveza, robustez, simplicidade mecânica e performance pura’. Ágil e adaptada a deslocações em estrada ou fora de estrada, inclusive mais longas, a moto vai ao encontro dos mais puristas ao não ter modos de condução, controlo de tração e ABS configuráveis: é, pois, de manutenção simples, além de colocar o controlo no condutor.

O motor é monocilíndrico 600 centímetros cúbicos, capaz de debitar 64 cv de potência e 68,3 Nm de binário com o kit de potência opcional. É um propulsor quatro tempos, quatro válvulas e com árvore de cames dupla e injeção eletrônica. A caixa é manual de seis velocidades.

Munida de um depósito de combustível com 17 litros de capacidade e um peso a seco de 140 kg, a nova moto da AJP tem uma autonomia superior a 300 km.

O quadro é em aço e alumínio, enquanto o braço oscilante é fabricado apenas em alumínio. A versão standard conta com forquilha dianteira ZF Sachs totalmente ajustável e amortecedor traseiro ZF Sachs igualmente ajustável. Mas está disponível uma Gold Edition, com forquilha Öhlins RXF e amortecedor Öhlins TTX.

O sistema de travagem Brembo é composto de um disco de travão de 300 milímetros e pinça de dois êmbolos à frente; e travão de 240 mm e pinça de um êmbolo atrás. As jantes são de 21 polegadas (dianteira) e 18 polegadas (traseira), calçando pneus Michelin Tracker que podem ser substituídos por outros.

De guiador largo e assento a 920 mm de altura, a AJP PR7 2025 privilegia uma postura de condução elevada, enquanto assegura conforto para conduzir em pé.