
Foi em junho de 1985 que Maria Francisca Azevedo Fernandes Colaço Gonçalves deu à luz aquele que viria a ser um dos maiores rappers da história do hip-hop português, João Ricardo Colaço, mais conhecido por Plutónio.
Quase quatro décadas depois, viu o o seu filho mais novo chegar onde nenhum outro artista do mesmo tipo chegou: com duas Meo Arena esgotadas.
Mas o coração desta mãe que fugiu, há anos, da guerra de Moçambique para se fixar no Bairro da Cruz Vermelha, em Cascais, bateu ainda mais forte depois de ter sido surpreendida num dos concertos que o seu 'Dudu' - como é tratado pela família - deu naquela que é a maior sala de espetáculos de Portugal.
É que com o aproximar do fim do concerto, a uma certa altura, Maria Francisca foi chamada a palco - algo inédito na carreira de quase 12 anos de Plutónio - para receber aquele que para muitos é o maior presente que um filho pode dar a um pai: uma casa.
Sim, é verdade. Depois de a abraçar e apresentar em palco, o rapper fez questão de dar uma chave de casa à sua progenitora e explicar-lhe do que se tratava. "A mãe sabe o que é que isto significa, não é? Significa que a sua casa já está paga, ok?", ouve-se o artista dizer, enquanto é imediatamente agarrado por Maria Francisca, que não conteve a emoção.
O momento, que também levou às lágrimas muitos dos que estavam presentes, foi gravado e publicado nas redes sociais. Ora veja:
Saiba que esta noite ficou marcada pela presença de mais familiares de Plutónio. Para além da sua mãe, também a tia, a irmã, Grace Macedo, a filha, Francisca, e o sobrinho, F.Milly, subiram a palco. E se Francisca tocou guitarra enquanto acompanhava o pai na música Acordar, F.Milly fez a primeira parte do espetáculo, abrindo a cerimónia para o tio.