Manuel Trindade, forcado do grupo Amadores de São Manços, morreu este sábado, dia 23, no Hospital de São José, em Lisboa, após ter sido gravemente colhido por um touro no dia anterior, no Campo Pequeno. O jovem ainda foi transportado para o hospital, onde acabou por não resistir aos ferimentos ao início da manhã deste sábado.

Após a morte, surgiu uma publicação de Inês Sousa Real, do partido PAN:

Não se compreende é como é que em pleno século XXI se permite e continua a financiar uma barbaridade como as touradas.
Isto é uma mais do que uma anomalia civilizacional, é uma anormalidade que tem de acabar ou vamos banalizar também a vida humana, já que o têm feito com o sofrimento animal?!
Morrem adultos, jovens adolescentes, há sempre feridos, e com elevada gravidade, e sofrem de forma atroz os animais torturados na arena.
Independentemente das circunstâncias – pois sou incondicionalmente contra as touradas-, a morte de um jovem de apenas 22 anos é sempre de lamentar e devemos respeitar a família enlutada,. Pois não me esqueço de uma mãe, precisamente de Évora, que uma vez me disse que o marido e o filho gostavam de touradas e das pegas, mas que ela não e que ficava sempre de coração apertado com medo que um dia o filho não voltasse.
A vida humana e o respeito pelos animais têm de valer mais do que uns momentos de diversão e gozo à custa do sofrimento animal e, cada vez mais, à custa também da vida das pessoas.
A mãe já se pronunciou:
Dirijo este desabafo ao PAN e seu seguidores:
Venho agradecer todos os vossos aplausos, todos os risos e regozijos com a morte do meu filho. Vocês conheceram-no para ficarem contentes com a sua morte? Vocês sabem se ele gostava de animais?
Por acaso SIM! Sempre temos tido cães e fazem parte da nossa familia, dormiam com ele, quando ele chegava a casa riam-se para ele…os animais sabem quem são as boas pessoas!!!
O meu filho pertencia a um grupo de irmãos que envergam uma jaqueta com honra, com bravura. Estes grupos nunca fizeram mal a um touro, lidavam com ele com arte!
O meu filho nunca vos incomodou para vocês dizerem “já nos livramos de mais um”, “este já está arrumado”.
Na vossa perspectiva o meu filho não é um animal. Mas é!!! UM ANIMAL RACIONAL!!!
Porque não criticam os corredores de fórmula 1, os pugilistas, os esquiadores, os amantes de rapel, tantos desportos que colocam em risco a vida do animal racional.
Tinha prometido a mim mesma não ler os vossos comentários inteligentes, mas foram surgindo alguns
“tão bonitos”, que eu não aguentei e tive que vos agradecer pelo apoio e carinho demonstrado.
Nós ainda vivemos num país democrático, em que cada um é livre de gostar do que gosta e a mais ninguém diz respeito.
Estou aqui na minha casa, a fazer tempo… à espera… que me entreguem o corpo do meu “Menino de Ouro” sim a esperar!!! porque ele, esse animal, foi para dador de órgãos (ainda bem que já nos livramos deste) e assim ajudar 7 vidas de animais racionais!!!
Olhem celebrem ele vai continuar vivo em 7 pessoas para vos incomodar. Que mau que ele era, o ANIMAL RACIONAL.
Não vos ocupo mais o tempo com o meu desabafo, podem continuar a desejar-me condolências e apoio com o vosso carinho “conhecido” SE TIVEREM CORAGEM!!!
Texto: Maria Constança Castanheira; Fotos: Redes Sociais