O matutino da SIC, Casa Feliz, voltou a trocar os estúdios em Carnaxide pela rua, e os seus anfitriões, João Baião e Diana Chaves levaram alegria, boa disposição e carinho a todos os populares de Benfica, em Lisboa. A TV 7 Dias acompanhou os bastidores desta emissão especial, marcada por momentos de festa e muitas histórias para contar. Que o diga João Baião, que se sentiu praticamente “em casa”. “É uma lufada de ar fresco sair do estúdio, é muito bom, por mim fazia mais vezes este tipo de programa. E, aqui, estou praticamente a jogar em casa”, disse o apresentador, lembrando com entusiasmo: “Cresci na Buraca, fiz ginástica aqui perto, eu vinha muito a este mercado. Acabei por encontrar aqui muitas pessoas da minha infância. Ainda há pouco encontrei um amigo de infância e uma amiga que mora ao pé de mim, onde nasci, na Buraca, e é uma alegria muito grande estes reencontros”.

Leia ainda: Casa Feliz: João Baião e Diana Chaves vivem momentos caricatos

Fora do ar, João Baião continua com o entusiasmo que apresenta à frente das câmaras. Ao longo de toda a manhã distribuiu beijos e abraços a todos os que fizeram questão de se juntar a este “Mercado Feliz”, como o próprio intitulou. “Isto é uma alegria, é abraços, beijinhos, isto é o melhor de todo este percurso, as pessoas terem carinho por aquilo que fazemos e sentirmos que aquela companhia às pessoas traduz-se nestes abraços e nestes beijos. É uma grande festa. Já tínhamos estado no Mercado do Livramento em Setúbal, e por mim fazia os mercados todos do País. É o Mercado Feliz”.

João Baião chegou mesmo a trocar o seu papel de apresentador por peixeiro e até por vendedor de pão. “Agarrei-me ao peixe, às sardinhas ao carapau. É o tipo de conteúdos que gosto bastante, e as pessoas permitem este à vontade e como sinto essa familiaridade é fácil depois brincar com as pessoas”. Sérgio, peixeiro de 52 anos, abriu espaço na sua banca para João Baião dar uma ajuda, embora isso lhe tenha afetado nas vendas: “Vendi menos porque as pessoas fugiram”, atirou, entre risos, reforçando: “Foi muito receber o João Baião na minha banca e ver esta malta toda. Foi divertido. O João é muito bom rapaz e é bom de trabalho. Gostei do funcionário que tive”, elogiou Sérgio.
Quem não coube em si de felicidade foi Ester, que há 43 anos mantém uma banca no mercado de Benfica. “Há anos que andava para o conhecer [N.R.: Baião] e conheci-o hoje. Sempre gostei de o ver nas revistas e sempre me despertou a atenção e fiquei muito satisfeita por o ter recebido, até lhe disse que foi a minha prenda de anos”, relatou.

Diana Chaves mostrou-se igualmente entusiasmada. “É divertido, é diferente, é trazer a Casa Feliz para perto das pessoas. Nós sentimos muito esse carinho das pessoas que nos fazem questão de dizer. Algumas até saem de casa, propositadamente para virem ter connosco aos mercados”, garante reforçando com humor que para o seu companheiro de condução é mais “difícil” para estar no meio dos populares, até porque “ele não consegue passar com as pessoas todas a agarrarem-no”.

Quem também não quis perder pitada desta festa foi o presidente da Junta de Freguesia de Benfica, Ricardo Marques. “É muito bom receber aqui o Casa Feliz, que é um programa daqueles que enche o coração de tantos portugueses todas as manhãs com este espírito, quer da Diana, quer do João, mas toda a produção está preocupada com aquilo que é o bem-estar dos vizinhos, e, acho que é sempre importante quando recebemos um programa desta dimensão no maior mercado da cidade de Lisboa e estamos muito satisfeitos por ver a população na rua, a dançar, a brincar e a beijar muito a Diana e o João. Benfica é de facto uma freguesia muito afetuosa e eles saem daqui beijados da cabeça aos pés.”

Percorra a nossa galeria acima para ver as imagens!

Texto: Telma Santos (telma.santos@impala.pt); Fotos: Nuno Moreira