
O VTB África, banco de origem russa, foi extinto e vai deixar de fazer dos bancos comerciais que actuam em Angola, revelou esta Quarta-feira, 21, em Luanda o governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Manuel Tiago Dias.
O governante disse que a decisão foi tomada pelos accionistas do referido banco, reunidos em Assembleia Geral.
Em causa está o aumento de capital exigido pelo banco central, já que desde 2022 que o banco não consegue garantir o mínimo de 15 mil milhões kwanzas.
Manuel Tiago Dias falava durante a 123.ª Reunião Ordinária do Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola.
O governador do BNA anunciou ainda que taxa a básica de juro em 19,5%, a taxa de facilidade permanente de cedência de liquidez nos 20,5%, assim como a taxa de juro de facilidade permanente de absorção de liquidez nos 17,5%.
Adicionalmente, o Banco Nacional de Angola decidiu reduzir o coeficiente de reservas obrigatórias em moeda nacional de 20 para 19%.
“Estas decisões tiveram em consideração o ambiente de incertezas no cenário internacional, que pode impactar negativamente a economia nacional, não obstante manter-se a trajectória de desaceleração da inflação”, referiu.