
A Entercard, que atua na área de cartões de crédito e crédito ao consumo, vai passar a ser detida a 100% pelo Swedbank. Desde 2005, a empresa nórdica é detida em partes iguais pelo banco sueco e pelo Barclays. Segundo a instituição nórdica, o capital social da Entercard era, no primeiro trimestre, cerca de 467,8 milhões de euros, do qual o Swedbank vai adquirir metade.
A aquisição está sujeita a aprovações regulatórias e deve ter um impacto negativo de cerca de 30 pontos base no rácio CET1 do Swedbank, informa o banco em comunicado. Espera-se que a transação esteja concluída até ao final do ano. Esta operação, sublinha a instituição, é uma “consequência natural” do plano de negócios 15/27 do Swedbank.
Do lado do Barclays, esta venda está em linha com a atuação recente do banco britânico, que tem alienado as operações que não fazem parte do seu ‘core’. Já em abril anunciou a venda do seu negócio de pagamentos à Brookfield Asset Management. Segundo o comunicado citado pela agência Reuters, o Barclays espera libertar cerca de 1,04 mil milhões ativos ponderados por risco, levando a uma subida do rácio CET em cerca de quatro pontos base.
Segundo indica a instituição, a Entercard vai continuar a operar com marca própria. De momento, tem perto de 450 colaboradores e 1,5 milhões de clientes. “Hoje estamos a formar a maior empresa de cartões nos nórdicos e bálticos”, destaca o vice-presidente executivo do banco sueco, Tomas Hedberg.
“Através desta aquisição, o Swedbank continua a investir e desenvolver o seu negócio. Isto cria ainda maiores oportunidades para fortalecer a oferta aos nossos clientes”, acrescenta. A empresa atua na Suécia, Noruega, Dinamarca e Finlândia. Já o CEO da Entercard, Jan Haglund, realça que a empresa tem estado num “percurso de forte crescimento” e que a integração completa no Swedbank cria novas oportunidades de negócio e de fortalecimento da operação.