Com a chegada do verão, a FlamAid juntou-se à 38 Graus para garantir duas coisas: que a mulher veste aquilo que quer e que não deixa de se sentir segura. A mensagem que Julieta Rueff, fundadora da FlamAind e Under 30 da Forbes a nível europeu, passa com a campanha que é apresentada esta quarta-feira tem a mulher como foco, mas o objetivo continua a ser que seja compreendida por todos.

“Sentimos que era hora de pôr a nu – literalmente – a conversa sobre segurança feminina. O verão é um momento de liberdade, de mostrar o corpo e de viver leve, mas para muitas mulheres, isso também significa sentir-se vulnerável. A FlamAid nasceu para oferecer uma resposta a esse medo. E com esta campanha, quisemos demonstrar que segurança e liberdade não têm de ser escolhas opostas. Quisemos reivindicar o direito de existirmos, de biquíni, de minissaia, como for. Sem que isso seja lido como um convite”, afirma Julieta à Forbes.

Safe & Naked é o nome da campanha que junta um bikini da 38 Graus com uma granada de segurança FlamAid, com alarme de 110 decibéis e ligação automática à polícia e contactos de emergência.

As imagens mostram o teste que as marcas decidiram fazer, quando levaram para as ruas de Lisboa mulheres de bikini e com uma granada nas mãos. O mesmo tempo que fotografaram as mulheres, captaram os olhares, os comentários e o desconforto que qualquer mulher já sentiu ao ser observada na rua.

“Esperamos provocar. Gerar desconforto onde ele existe, não por causa do nosso corpo, mas por causa dos olhares que ele atrai e das interpretações que são feitas. Portugal é um país com uma tradição de valores fortes, mas também com uma juventude consciente, ativista e atenta às desigualdades. Queremos conversar com essa geração, e com todas as outras, sobre o direito a sentirmo-nos seguras, mesmo quando estamos quase nuas”, diz a fundadora da FlamAid.

E se a mensagem desta campanha ainda não estiver clara, Julieta realça: “Que o medo não nos pode definir. Que a liberdade de uma mulher não deve ser condicionada pelo risco de ser assediada. E que estar armada com uma granada FlamAid não é um gesto de guerra, é um gesto de amor-próprio, de cuidado, de prevenção”.

Esta é uma das estratégias mais recentes da empresa fundada pela Under 30. Para que a mensagem chegue a mais pessoas, associar o tema da segurança das mulheres a uma campanha mais polémica é, para Julieta, o caminho a seguir. “A indiferença é confortável. A polémica incomoda, mas também desperta. Se queremos mudar mentalidades, temos de ser corajosas. E a verdade é que as mulheres têm sido ensinadas a evitar o confronto, a vestir-se ‘discretamente’, a baixar os olhos. Esta campanha faz o oposto. Não é só marketing: é um manifesto. E os manifestos não nascem para agradar a todos, nascem para fazer pensar”, explica.

Além da Safe & Naked, a FlamAind, que tem sede em Barcelona, também lançou uma campanha em Espanha, com o nome F*ck Fear. Alguns meses após o lançamento, a repercussão já se fez sentir. “A nossa abordagem por lá foi mais urbana e centrada na noite. Mostramos mulheres a sair de festas com as granadas à cintura, como parte do look. O foco é o medo que se sente ao voltar para casa sozinha depois de uma festa, e como podemos transformar isso em força. Tal como em Portugal, a resposta foi dividida: para muitos, foi libertadora; para outros, polémica. Mas para nós, a polémica é um sinal de que estamos a tocar na ferida certa”, diz.