
O Governo angolano adiou as operações internacionais do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN), localizado no município de Bom Jesus (Icolo e Bengo), para Outubro de 2025, anunciou o secretário de Estado para os Sectores da Aviação Civil, Marítimo e Portuário, Rui Carreira.
Durante a 39.ª sessão temática do CIAM, realizada em Luanda, Rui Carreira disse que o AIAAN começará a operar voos internacionais somente em Outubro de 2025, justificando o adiamento das operações internacionais com a necessidade de concluir algumas obras pendentes na infra-estrutura aeroportuária.
“O objectivo é garantir que o aeroporto esteja totalmente preparado para receber voos internacionais, oferecendo todas as condições necessárias para a segurança e conforto dos passageiros”, reforçou.
O secretário de Estado garantiu que estão a trabalhar para concluir todos os aspectos técnicos e operacionais do novo aeroporto, a fim de assegurar que a sua inauguração, no que diz respeito aos voos internacionais, seja um sucesso.
De recordar que, em março último, o Ministério dos Transportes anunciara que, “conforme o Decreto Executivo de 26 de Março de 2025”, todas as operações de voos internacionais de passageiros seriam transferidas do Aeroporto Internacional “4 de Fevereiro” para o Aeroporto Internacional “Dr. António Agostinho Neto” até o dia 1 de Junho deste ano.
Num comunicado, as autoridades angolanas tinham tornado público que as companhias aéreas que operam em Angola deviam realizar a transição de forma gradual, com a migração completa das operações até a data-limite indicada, isto é, em 01 de Junho.