Com seis unidades hoteleiras no país e mais de 388 mil hóspedes recebidos no último ano, o grupo RIU Hotels & Resorts consolidou a sua posição no mercado do turismo cabo-verdiano, gerando receitas de 242 milhões de euros e empregando 3.378 pessoas.

Os dados foram apresentados hoje, na Ilha do Sal, num momento em que o grupo espanhol celebra 20 anos em Cabo Verde.

Neste sentido, a cadeia hoteleira registou em 2024 um aumento de quase 20% das suas receitas, o que também resultou num aumento de 25% das contribuições fiscais. Em termos de hóspedes o grupo também registou uma subida de 7%, estando muito perto de receber 400 mil hóspedes no ano passado, nos seus mais de 4600 quartos disponíveis no país. O Reino Unido continua a ser a proveniência de mais de metade dos turistas (55%) que escolhem a cadeia hoteleira, seguido pela Espanha (nalgumas épocas do ano),  Alemanha, Países Baixos, Portugal, França, Bélgica e Escandinávia”

Para o período 2024-2026, o RIU anunciou um novo pacote de investimentos de 1,5 milhões de euros em projetos sociais e ambientais, reforçando o compromisso com o país, nos setores da educação, preservação da biodiversidade, sustentabilidade e saúde.

Para além do investimento em energias renováveis e da recuperação da área natural de Ponta Sinó (uma área protegida da ilha do Sal), a empresa destaca iniciativas de impacto direto nas comunidades, como a criação de um Consultório de Saúde Infantil em Espargos, que já realizou mais de 5.500 consultas, e a prevista abertura de uma unidade semelhante na Boa Vista em 2025. A cadeia financia também projetos educativos, creches e ações de proteção animal.

Depois de um período difícil durante a pandemia, em que todos os seus hotéis no país permaneceram encerrados, o RIU Hotels & Resorts reforça agora a sua aposta em Cabo Verde, num momento em que o turismo retoma trajetórias de crescimento. O grupo, já investiu mais de 500 milhões de euros no país, nas ilhas do Sal e da Boa Vista.