O Governo de Angola e a Organização Mundial do Turismo (ONU Turismo) assinaram esta Quarta-feira, 23, em Luanda, um memorando de entendimento que visa reforçar as competências técnicas nacionais, promover uma nova geração de profissionais qualificados e impulsionar o papel do turismo como motor de crescimento económico e transformação social.

O acordo foi rubricado marca um passo decisivo para a capacitação de quadros e o desenvolvimento sustentável do sector turístico nacional.

O memorando de entendimento foi assinado pelo ministro do Turismo angolano, Márcio Daniel, e pelo secretário-geral da ONU Turismo, Zurab Pololikashvili, no segundo dia da 2.ª Conferência Ministerial da ONU Turismo e da ICAO sobre Turismo e Transportes Aéreos em África.

O governante angolano, Márcio Daniel afirmou que a capacitação de recursos humanos é uma das bases para consolidar o turismo como sector estratégico, integrado na agenda de diversificação económica e desenvolvimento inclusivo de Angola.

“Este memorando inscreve-se numa visão mais ampla de fortalecimento institucional e criação de oportunidades concretas para os cidadãos, através de um sector turístico mais moderno, competitivo e sustentável”, frisou Daniel, sublinhando a importância da parceria com a ONU Turismo.

Entre os instrumentos assinados, destaca-se a atribuição de 100 bolsas de estudo para formação online no sector do turismo, destinadas a jovens e quadros angolanos.