
Foi ministro no último Governo de António Costa, mas já tinha estado em outros governos, noutras pastas. E, em funções, diz ter lutando contra a acumulação de poder no Ministério das Finanças, com alguma frustração: “Consegui pequenas mudanças, mas não consegui alterar a dinâmica de fundo”.
O problema é estrutural, diz Fernando Medina, e nasceu da incapacidade de o Estado manter despesas sob controlo — já desde 2024, aquando do primeiro défice excessivo. Mas prende-se com a dificuldade em garantir estabilidade política: “O foco de um governo minoritário é assegurar que a qualquer momento esta pronto para ir a eleições. Têm uma muito menor propensão para reformas. E por regra são mais arriscados em matéria de finanças públicas, tendem a gastar demais.”
Nesta conversa, Medina diz acreditar que Portugal já virou uma página: é tempo, diz, “de olhar para uma dimensão mais qualitativa, organizava, mais fina de resposta aos problemas”. Mas alerta que os problemas financeiros não acabaram, longe disso.
A dificuldade está, também, em conseguir consolidar ou reorganizar estruturas, apoios ou políticas públicas. Fernando Medina diz que “não temos uma cultura de avaliação das políticas públicas”, avisando que “os que à esquerda estão sempre a clamar por mais prestam muito mau serviço ao Estado social”.
Fala, por isso, das tentativas de reorganização do SNS, dos apoios fiscais, de apoios sociais, da atribuição de escalões diferentes de IVA (por exemplo, “chegamos a ter conservas de atum com taxas de IVA diferentes”), ou das carreiras da administração pública. E conta uma história, ilustrando a dificuldade dos Governos quando se trata de cortar: “Lembro-me muito bem do Conselho de Ministros em que aprovámos a revogação de todos os apoios da pandemia que já não se justificavam. Exigiu firmeza muito clara”.
Este é o quinto episódio de “Porque falha o Estado?”. Aqui há consensos e divergências, mas nenhuma campanha. Siga connosco.
Se está farto de se queixar dos serviços públicos com poucos recursos ou mau funcionamento, das obras públicas que não avançam e dos problemas que nunca se resolvem, apesar dos impostos que paga, este podcast é para si. Numa série de conversas semanais, até às eleições legislativas, tentamos perceber em Porque Falha o Estado? as frustrações de quem esteve no centro dos governos. Oiça o novo podcast do Expresso, conduzido por David Dinis, no site do jornal, da SIC e da SIC Notícias.