
A companhia aérea low-cost britânica, easyJet, anunciou o reforço da presença em Cabo Verde com a estreia de seis novas rotas para o arquipélago. De acordo com a empresa, a partir do próximo inverno, irá aumentar a sua conectividade europeia em 225% entre Portugal e Cabo Verde. A partir de Lisboa, vai poder contar com voos da easyJet para Boa Vista, Praia e São Vicente, um reforço que complementa as operações já existentes para a ilha do Sal, onde iniciou atividade em outubro do ano passado.
A transportadora aérea explica que “esta mudança estratégica significa que a easyJet oferecerá aproximadamente 100 mil lugares entre a capital portuguesa e Cabo Verde para a próxima época de inverno”. E acrescenta que Boa Vista e Praia “vão ganhar novas ligações com o Porto e a região norte de Portugal, melhorando a atual oferta para a ilha do Sal. Para a época de inverno, a easyJet terá cerca de 60 mil lugares disponíveis a partir do Aeroporto Francisco Sá Carneiro para o arquipélago de Cabo Verde”.
Além disso, destaca que está também preparada “para expandir a sua rede no Sal, lançando uma nova rota direta para Milão Malpensa, em Itália, operando duas vezes por semana, às quartas-feiras e sábados, a partir de 29 de outubro”.
Com esta aposta a companhia aérea irá oferecer mais de 210 mil lugares para Cabo Verde durante a época de inverno. E realça que “com uma rede que totaliza agora dez rotas de e para o país, incluindo os serviços existentes para Londres Gatwick e Manchester lançados no início deste ano, a easyJet está a estabelecer-se firmemente como uma das principais companhias aéreas da região”.
O diretor-geral da easyJet em Portugal, José Lopes, sublinha que esta expansão em Cabo Verde “representa não só um marco estratégico para a easyJet como também confirma o nosso compromisso para com o crescimento da região. Com mais de 210 mil de lugares disponíveis este inverno para as ilhas de Cabo Verde, a partir dos aeroportos portugueses, não estamos apenas a aumentar a ligação, mas também a criar oportunidades para as comunidades locais, o turismo e o reforço dos laços económicos com a região”. José Lopes destaca o facto de se fazer este anúncio “em tão pouco tempo, depois do começo da operação em Cabo Verde, comprovando o sucesso deste investimento e que confirmam o quão necessárias eram estas ligações”.
Sobre este aumento dos voos da companhia aérea, o ministro do Turismo e Transporte de Cabo Verde, José Luís Sá Nogueira, refere que “demonstra o potencial do país e a confiança que a easyJet deposita no crescimento do mercado de Cabo Verde graças à sua forte dinâmica em termos de fluxo de turistas”. José Luís Sá Nogueira realça que “já é notório o impacto que a presença da easyJet vem tendo na melhoria da conectividade aérea internacional e no crescimento do turismo, particularmente de turistas independentes, impulsionado a procura para os pequenos e médios hotéis e alojamentos complementares espalhados em todas as ilhas”.
O Area Director da VINCI Airports para Portugal, Cabo Verde & Brasil e CEO da ANA Aeroportos de Portugal, Thierry Ligonnière, sublinha que o reforço da conectividade entre Portugal e Cabo Verde “representa um avanço estratégico para a mobilidade regional e internacional. Este desenvolvimento é fruto do trabalho conjunto das equipas de desenvolvimento de rotas da VINCI Airports, da easyJet e dos nossos parceiros locais, e reflete o nosso compromisso em promover uma conectividade aérea sustentável, ao serviço das comunidades, não só para as viagens de lazer e negócios, mas também para a ligação de famílias e amigos a viver entre Portugal e Cabo Verde”.
Para o CEO da Cabo Verde Airports Jorge Benchimol Duarte, o anúncio das novas rotas “contribui, de forma assinalável, para o desenvolvimento turístico e económico de Cabo Verde, encurtando ainda, as distâncias com a nossa extensa comunidade diaspórica além-fronteiras”.