
O grupo BNP Paribas anunciou uma reorganização da sua estrutura de governação para fortalecer o seu modelo integrado e potenciar o cruzamento de sinergias entre as suas diferentes áreas de negócio, num momento em que se prepara para lançar o seu futuro plano estratégico.
Como tal, a divisão de Serviços Bancários Comerciais e Pessoais (CPBS) do BNP Paribas está a criar uma nova unidade dentro da sua organização que engloba os negócios de Serviços Bancários Comerciais e Pessoais na Zona Euro, incluindo Serviços Bancários Comerciais e Pessoais em França (CPBF), BNL banca commerciale em Itália, BNP Paribas Fortis (CPBB) na Bélgica e BGL BNP Paribas (CPBL) no Luxemburgo.
Yannick Jung, atual diretor do CIB Global Banking, irá liderar esta nova unidade. Nomeado vice-diretor de operações do Grupo, irá reportar a Thierry Laborde, diretor de operações do Grupo responsável pela CPBS.
“Esta nova unidade irá acelerar os investimentos mutualizados, a industrialização e os ativos tecnológicos para melhorar a qualidade da experiência do cliente. Irá acelerar as vendas cruzadas com os negócios CIB e IPS, bem como a distribuição de ativos originados pela CPBS”, refere o grupo francês em comunicado.
Ao unir a banca comercial e pessoal do Grupo e vários negócios especializados, “o CPBS está a consolidar posições de liderança na Europa, tanto para as suas franquias corporativas e privadas como para os seus negócios especializados”, acrescenta o banco.
Além disso, a Banca Corporativa e Institucional (CIB) está a adaptar a sua governação, que passará a ser composta por um presidente executivo e um diretor executivo. Consequentemente, Yann Gérardin, diretor de Operações do Grupo, também se tornará presidente executivo da CIB. Reportando a Yann Gérardin, Olivier Osty, atual diretor da CIB Global Markets, tornar-se-á diretor de Operações Adjunto do Grupo e diretor executivo da CIB.
Daqui em diante, a organização do CIB será composta por duas atividades de cobertura (cobertura institucional e cobertura corporativa, incluindo setores e consultoria), 5 linhas de negócio – Transação Bancária, Mercados de Capitais, Ações, Renda Fixa, Moedas e Commodities (FICC), Serviços de Títulos –, e 3 regiões geográficas EMEA, APAC e Américas, cujos gestores reportarão diretamente ao diretor executivo do CIB, Olivier Osty.
Estas nomeações terão lugar a partir de 1 de setembro de 2025.
“Estas mudanças e nomeações representam um passo importante na preparação do BNP Paribas para a próxima fase do seu crescimento”, refere Jean-Laurent Bonnafé, presidente executivo do BNP Paribas.
O objetivo, segundo refere, é consolidar o modelo integrado do Grupo, acelerando o crescimento da quota de mercado do negócio CIB, “reforçando a multifuncionalidade dos nossos bancos comerciais na Zona Euro e preparando o seu futuro, com especial enfoque nos investimentos tecnológicos comuns. Com a aquisição da AXA IM, uma das nossas maiores iniciativas de crescimento externo, estamos a consolidar os negócios de gestão de ativos do Grupo e a acelerar o desenvolvimento da nossa divisão IPS, em linha com os seus negócios de seguros e gestão de patrimónios”, acrescentou.