A partir de dia 24 de junho, o Banco de Portugal vai colocar em circulação uma moeda comemorativa do escotismo, com valor facial de 2 euros. A moeda é designada “Sempre alerta. Sempre pronto”.

A distribuição da moeda ao público será feita por intermédio das instituições de crédito, das tesourarias do banco central e das lojas da Imprensa Nacional – Casa da Moeda. Foi definido o limite de emissão de 500 mil moedas com acabamento normal.

A moeda em si tem, na face nacional, ao centro, uma flor-de-lis, “símbolo universal o escotismo”. Na orla superior, tem inscrito “Sempre alerta. Sempre pronto” e na orla inferior tem a indicação do autor, com as legendas “Portugal”, “Casa da Moeda” e “2025”. Nesta face tem ainda o escudo nacional e, a envolver o desenho todo, as 12 estrelas da União Europeia em círculo.

Na face comum, tem o desenho europeu utilizado nas moedas de euro destinadas à circulação.

O banco central informa que vai disponibilizar ao público, por pessoa e por dia, durante os primeiros 15 dias da emissão, um máximo de dez exemplares da moeda.