
Angola, em parceria com o Turismo da ONU, e a Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), acolhe de 22 a 24 de Julho do ano em curso a 2ª Conferência Ministerial da ONU Turismo e da OACI sobre Turismo e Transporte Aéreo na África.
Segundo uma nota a que a FORBES ÁFRICA LUSÓFONA teve acesso, o evento vai decorrer no hotel Intercontinental, em Luanda com a participação de representantes de todo o continente para pensar soluções, promover conectividade e valorizar o papel de África no cenário global.
A África, de acordo com a ONU Turismo, possui um imenso potencial para o crescimento do turismo e do transporte aéreo, mas oportunidades significativas permanecem inexploradas.
Em 2024, prossegue a organização, o continente registou um aumento recorde nas chegadas internacionais, atingindo 74 milhões, o que representa um aumento de 7% em relação a 2019 e de 12% em relação a 2023, destacando o papel vital do transporte aéreo na expansão do turismo.
Dada a sua interdependência, esta conferência de alto nível, refere o documento, concentrar-se-á em promover sinergias mais fortes entre os dois sectores para impulsionar o crescimento económico e o desenvolvimento sustentável.
O programa contará também com um Workshop de especialistas em Turismo e Transporte Aéreo no dia 22 de Julho, que antecederá a Conferência Ministerial.
Alinhada com a agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável e a agenda 2063 da União Africana, a conferência tem como objectivos, identifique desafios e oportunidades para melhorar a conectividade aérea e viagens tranquilas pela África, fortalecer o diálogo entre as partes interessadas do turismo e do transporte aéreo para abordar os principais imperativos comerciais e incentivar o comprometimento político para integrar as prioridades do turismo e do transporte aéreo nas agendas nacionais e regionais.