Marc Márquez pode ter sofrido a segunda queda da época no GP de Espanha de MotoGP, mas continua a mostrar estar num patamar superior face aos rivais diretos – sendo muito difícil de bater em pista desde o início do ano.

O desempenho do espanhol com a Ducati Lenovo e com a Desmosedici GP25 não é uma surpresa para Alberto Puig – que com ele trabalhou durante vários anos. O diretor de equipa da Honda afirmou à DAZN ES:

Sinceramente, quando no ano passado eu olhava para o que as pessoas diziam, não conseguia entender como alguém não chegou a pensar que quando juntas o melhor piloto que há com a melhor moto que existe, o resultado é este, o que estamos a ver. Não é preciso ser bastante inteligente, nem analista, nem recolher dados. É de caras. É absolutamente normal.

Posto isto, Puig considera que um eventual título de Márquez em 2025 teria uma significado de grande magnitude: ‘O que ele fez já é uma conquista, mas se o Marc conseguir ganhar este campeonato‘– que não é fácil, porque há muitos pilotos bons – penso que seria um dos maiores feitos do desporto ao nível global’.

O antigo piloto justificou, depois, o porquê desta sua opinião: ‘O facto de uma pessoa estar fora dos lugares da frente durante quatro ou cinco anos devido a lesão ou outras situações e, depois de tanto tempo, voltar a ganhar com uma idade avançada para o que é isto… é a nata, é fenomenal. Essas pessoas são muito especiais’.