
Wendel tinha tudo acordado para ser jogador do Botafogo, mas o negócio foi cancelado e o jogador vai assim manter-se no Zenit.
Wendel já tinha sido anunciado como reforço do Botafogo há vários meses, mas o negócio foi cancelado. O conjunto do Rio de Janeiro explicou a situação indicando que, como o jogador pertence ao Zenit, os brasileiros corriam o risco de sofrerem uma sanção, devido a uma lei dos Estados Unidos da América (John Textor é norte-americano).
Recordar que Wendel já passou pelo futebol português, mais precisamente pelo Sporting, formação que representou entre 2018 e 2020. Eis o comunicado do Botafogo:
«O Botafogo comunica que, em comum acordo com o Zenit, firmou o término do contrato com o volante Wendel, que estava acertado para se apresentar ao Clube na janela de transferências do meio do ano. Por questões geopolíticas, o negócio não poderá ser concluído. Proprietários do clube russo foram incluídos na lista de sanções internacionais, o que impede, por lei dos Estados Unidos, qualquer transação com a equipa – especialmente considerando que John Textor, acionista maioritário da SAF, é cidadão norte-americano. O Botafogo agradece ao Zenit pelo profissionalismo e pela postura respeitosa durante todo o processo de negociação. Mesmo diante de um cenário complexo e fora do controlo de ambas as partes, o clube russo sempre manteve uma condução transparente e colaborativa, o que reforça a sua grandeza. A Wendel, o Clube expressa a sua gratidão pela postura exemplar e vontade de vestir a Gloriosa Camisa, desejando sucesso na continuidade da carreira».