
O Sporting já entrou no Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) com o recurso pelos castigos aplicados a Quenda (2 jogos) e Debast (1 jogo) na sequêcia dos festejos da conquista do bicampeonato, na última jornada, após o triunfo sobre o V. Guimarães (2-0). Os leões avançaram ainda com uma providência cautelar procurando evitar assim a penalização dos jogadores após a decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.
Na base destes castigos esteve uma queixa do Benfica contra uma fotografia tirada por Debast, citando Ricardo Esgaio que, no final do dérbi na Luz, entrou num diálogo mais aceso com Otamendi e disse "Falas muito, chupa c........", uma frase que lhe que lhe valeu a suspensão de um jogo. Esta decisão não agradou aos jogadores leoninos, que reagiram com ironia à penalização do companheiro de equipa nos festejos do título, com o jovem jogador a exibir uma tarja com a exibição da mensagem do lateral na Luz. Recorde-se que penalização do extremo passou para dois jogos pois, após a conquista da Taça de Portugal diante das águias, voltou a envergar uma camisola com a mesma mensagem.
O clube de Alvalade anunciou de imediato com a decisão de recorrer da decisão no TAD e acompanhou o recurso com uma providência cautelar, procurando assim garantir que Quenda e Debast estejam disponíveis para serem utilizados por Rui Borges até haver uma decisão final.
Matheus Reis é um processo mais complexo
Em Alvalade, o departamento jurídico do Sporting está também a ultimar o recurso por Matheus Reis, que foi castigado com cinco jogos de castigo na sequência do pisão a Belloti, na final da Taça de Portugal. O ato não foi verificado pelo árbitro Luís Godinho e escapou igualmente à intervenção do VAR Tiago Martins. Após nova queixa do Benfica e do empresário César Boaventura, o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol decidiu aplicar quatro jogos de castigo ao brasileiro, uma penalização que ainda foi agravada com nova suspensão suplementar de um jogo por, alegadamente, ter dito posteriormente nos festejos da dobradinha a frase "aqui nós pisa na cabeça".
Dada a sua complexidade, o processo ainda está a ser ultimado pelo departamento jurídico leonino, mas é certo que o recurso também até ao final da semana.