Rui Borges fez esta terça-feira a antevisão à Supertaça com o Benfica (quinta-feira, 19h45), afirmando que não ficou magoado com Gyökeres.

À RTP

Quem é que chega mais forte? O Sporting parte como favorito? "Não se trata disso. Somos campeões mas nada disso nos dá favoritismo. Duas equipas que estarão preparadas. Independentemente das pré-épocas, ainda estamos à procura da melhor forma física. O Benfica teve uma paragem mais curta. Acredito que não tenha perdido grande forma física. Vão estar preparadas".

Será uma equipa 100% à Rui Borges? "Nunca será 100%. Há sempre uma questão de leitura, de aperfeiçoar. Vamos vendo o que nos indicam e tentarmos ajustar. Temos de nos reajustar para sermos cada vez melhores".

Conversas com os jogadores sobre regresso à linha de 3? "Isso do sistema é muito subjetivo, é a forma como cada pessoa olha para isso. Há sempre conversas, entendimento. Precisamos dos jogadores para sermos melhores treinadores. Demonstrar sempre que queremos ser cada vez melhores. Tornar-nos melhores. Vai ser cada vez mais ser mais difícil ganhar". 

Falou com Gyökeres? "Não falei, sinceramente. Ainda não falei, poderei vir a falar para agradecer por tudo".

Ficou magoado? "Não. Sinceramente não fiquei magoado. O futebol é isto. Faz parte. Há entradas e saídas. Temos de saber lidar. Temos de nos reajustar a toda a hora. Um jogador muito importante, não só nesta época. Desejar a maior sorte do mundo, marcou uma era no nosso futebol". 

Fará falta? "Fará falta à sua maneira. Vamos ter outros jogadores. Vamos continuar a ser competitivos. Os jogadores passam e o clube fica. Entrarão outros que se tornarão grandes e cada vez melhores". 

Vai perder mais jogadores? "Estou tranquilo em relação ao que é o plantel".

Pode prometer que não haverá mais saídas? "Prometo trabalho para conseguir ser melhor e ganharmos, lutar sempre pela vitória. O grupo está ligado, é isso que é o meu foco. Mais do que estar preocupado com entradas e saídas". 

Lesionados: "O Rui Silva está apto para jogo. O Maxi vamos ver até à hora. O Matheus está castigado, é um jogador com o qual não podemos contar".

À Sport TV 

Antevisão da Supertaça: "Será um jogo muito disputado, diferente, de início de época, com as duas melhores equipas - assim ditou o último campeonato. Por isso, um jogo difícil, dentro de uma pré-época diferente - de um lado e de outro -, mas acredito que vamos ver duas equipas totalmente preparadas para aquilo que é a exigência de uma final e a disputa de um troféu". 

Gyökeres vai fazer falta? "O Viktor é um jogador que marcou uma era no Sporting, que marcou uma era no futebol português - e não fugimos a isso, como é lógico. Mas é passado - infelizmente ou não é passado. Marcou, foi importante nas duas últimas épocas do Sporting, a quem vamos sempre ser gratos a tudo o que nos deu, mas já estamos noutra fase, a olhar para a frente, com jogadores novos. Vamos tentar de alguma forma reinventarmo-nos com quem temos, com os novos jogadores. Queremos continuar a ser fortes, porque isto [saídas] é o dia a dia do futebol. Já passaram outros grandes jogadores no Sporting, tal como o Viktor. O Sporting ganhou foram embora e o Sporting continuou a ganhar. Os jogadores, treinadores... Toda a gente vai, mas o clube é sempre o mesmo e fica, mantendo a sua grandeza e exigência. Agradecidos ao Viktor, mas já olhamos para outro caminho, com outra forma de estar e pensar. Queremos ser competentes, competitivos e vitoriosos". 

Mas fica mágoa? "Não. Da minha parte - da nossa parte - penso que não. São coisas normais do futebol. É o que é. Cada um a lutar por aquilo que é a sua parte - clube, atleta e o seu agenciamento. É preciso, às vezes, ter alguma paciência, mas independentemente disso não mexeu com a parte técnica nem com o grupo. Entram e saem jogadores a toda a hora e todo o lado dos clubes". 

Maxi Araújo limitado: "Continua em dúvida mas acreditamos muito que possa jogar. Muito otimismo, nosso e dele". 

E Matheus Reis? "Está castigado e dificilmente contaremos com ele - infelizmente porque tem trabalhado imenso mesmo estando suspenso. Tem tido um desempenho muito bom. Infelizmente não podemos contar com ele". (Confirma aqui que o recurso não terá passado no TAD)

Supertaça: "Espero um belíssimo jogo, com duas grandes equipas, bem disputado, com a sua exigência, mas nunca a passar para lá dos limites. Quero pedir aos adeptos que venham em força, como fizeram na última época. São férias nas acredito que não nos deixarão sós, que nos vão dar força quando mais precisamos para conseguirmos sermos melhores e ultrapassar uma grande equipa."