A Seleção masculina sub-17 empatou, esta quarta-feira, com a Espanha a 0-0, acabando sem derrotas e em 2.º lugar no Grupo A do Europeu Gujan-Mestras-2025, em França, e tendo agora, quinta-feira, a Inglaterra pela frente nos quartos de final.

Portugal, detentor do título, e Espanha, recordista de conquistas na competição (22), registaram um invulgar nulo que deixou tudo na mesma, ou seja, a Espanha em primeiro e Portugal em segundo, ambos com 7 pontos.

«A estrelinha que nos faltou hoje vai acompanhar-nos na fase a eliminar, primeiro a Inglaterra, que conhecemos e respeitamos. Queremos muito estar na final do Europeu», disse o selecionador Hugo Azevedo.

«Foi um jogo como perspetivávamos: muito equilibrado, as duas equipas encaixadas, se calhar Espanha entrou um bocadinho melhor e nós acabámos claramente por cima deles. Sabíamos que podíamos ganhar, queríamos vencer e fizemos por isso. Voltámos a não ser eficazes na finalização e num jogo deste equilíbrio, falhar duas bolas paradas e um powerplay acaba por ser determinante para o desfecho», foi contando Azevedo.

«Ainda assim penso que demos sinais positivos, estamos a crescer. Vamos tentar melhorar também alguns parâmetros onde achamos que é importante melhorar e irmos preparando também aquilo que acreditamos que será o futuro. Queremos muito estar na final, mas, antes disso, temos que passar pelos quartos e pelas meias, e precisamos de continuar a crescer até voltar a jogar esta final que todos anseiam e que acreditamos que vai acabar por cair para nós», concluiu.

No Europeu feminino, os rivais ibéricos também se encontraram, registando-se um empate 3-3, que deixa a Espanha igualada no comando com a Itália, ambas com 7 pontos, enquanto Portugal segue em terceiro, com 4, podendo vir a ser ultrapassado pela França, que tem 2, mas um jogo a menos, e que é a adversária das lusas quinta-feira.