A seleção portuguesa de canoagem conseguiu esta quarta-feira três apuramentos diretos para as finais dos Mundiais sub-23 e juniores de pista, que decorrem até domingo em Montemor-o-Velho.

Algumas das provas nas quais participaram os 26 barcos portugueses no primeiro dia de competição atribuíam vagas diretas para as finais e três tripulações alcançaram-nas, enquanto todas as outras avançaram para as meias-finais, a disputar entre quinta e sexta-feira.

Destaque para o K4 500 metros dos juniores Ianis Bebiano, Martim Conceição, José Matos e Dinis Martins que venceram a sua eliminatória, em 1.27,40 minutos, 2,23 segundos mais rápido do que os rivais franceses, que ficaram na segunda posição, obrigados assim a ir às semifinais.

No mesmo escalão, Lara Lopes e Maria Maia tinham três vagas em aberto em C2 200 metros, acabando a sua regata na segunda posição, em 48,98 segundos, a 63 centésimos de Palina Sobal e Hanna Marzhykyna, que competem como atletas neutras.

Já em sub-23, êxito para o K4 500 metros de Ana Batista, Ana Brito, Ana Rodrigues e Clara Duarte que concluíram na terceira posição, a 1,2 segundos da embarcação alemã, que se impôs em 1.38,35 minutos, seguindo as três mais rápidas para a regata das medalhas.

Na quinta-feira, 11 das tripulações que hoje competiram vão disputar as meias-finais, enquanto outras 13 se estreiam nas eliminatórias.

Os Mundiais de canoagem de sub-23 e juniores juntam cerca de 1.000 atletas em representação de 66 países.