Os pilotos de Fórmula 1 estão em polvorosa, exigindo mudanças nas regras relativas aos coletes de refrigeração, após um escaldante Grande Prémio do Qatar em 2023 ter deixado muitos a lutar contra a exaustão térmica. Oliver Bearman, um piloto da Haas, está a liderar a carga, instando a FIA a rever os regulamentos sobre a utilização destes dispositivos de refrigeração vitais.

A FIA introduziu coletes de refrigeração usados pelos pilotos para a temporada de 2024, permitindo que os pilotos os utilizem à sua discrição. No entanto, surge controvérsia quando a temperatura ambiente cai abaixo do limite de 31°C, pois as equipas que já cumpriram o limite mínimo de peso podem beneficiar da utilização dos coletes sem penalização.

Bearman expressou a sua frustração, afirmando: “Todo o sistema de refrigeração é pesado. Estamos a tentar obter o máximo desempenho do carro. Não estamos a tentar tornar o carro mais leve para usar o colete de refrigeração.” Ele enfatizou a necessidade de justiça, uma vez que apenas algumas equipas têm atualmente a flexibilidade de usar os coletes de refrigeração a seu favor.

O piloto da Mercedes, George Russell, e o chefe de equipa de Bearman, Ayao Komatsu, propuseram a redução do limite de temperatura para garantir um campo de jogo nivelado. Apesar disso, a FIA está satisfeita com o atual limite de 31°C e está a considerar usar previsões meteorológicas do dia da corrida para determinar a necessidade de coletes de refrigeração, em vez de confiar em previsões menos precisas feitas às quintas-feiras.

A FIA planeia tornar os coletes de refrigeração obrigatórios para corridas quentes a partir da próxima temporada, dando às equipas o restante da temporada atual para ajustar os seus sistemas e instalações. Os coletes receberam críticas mistas por parte dos pilotos, com alguns, incluindo Bearman e Russell, a elogiar as melhorias na última versão.

À medida que o debate continua, o futuro dos coletes de refrigeração na Fórmula 1 está em jogo, com pilotos e equipas a exigir uma solução justa e eficaz para combater as condições de calor extremo enfrentadas na pista.