
Os Estados Unidos deram os pormenores da operação militar desencadeada contra o Irão no sábado, com o intuito de atingir três instalações nucleares.
A operação, com o nome de código Midnight Hammer (Martelo da Meia-Noite, em tradução livre), envolveu mais de 125 aeronaves e uma manobra de 'isco’ com a colocação de bombardeiros no Pacífico, segundo explicou no Pentágono o general Dan Caine, presidente do Estado-Maior Conjunto.
Houve componentes inéditas no ataque, como o uso de bombas anti-bunker. A operação envolveu sete bombardeiros furtivos B-2, que lançaram bombas de penetração, conhecidas como ‘bunker-buster’ de 13.600 kg contra duas instalações nucleares iranianas, em Fordow e Natanz. Também foram lançados mísseis Tomahawk contra Isfahan.
«De sexta-feira para sábado, um grande pacote de ataque B-2, composto por bombardeiros, foi lançado a partir do território continental dos Estados Unidos», disse Caine, com referência ao Missouri.
«Como parte de um plano para manter a surpresa tática, parte desse contingente dirigiu-se para oeste, em direção ao Pacífico, como isco - uma manobra de dissimulação - o grupo principal de ataque, formado por sete bombardeiros B-2 Spirit, cada um com dois tripulantes, avançou silenciosamente para leste, com comunicações mínimas», explicou.
O secretário da Defesa, Pete Hegseth, afirmou este domingo que os ataques «foram um sucesso incrível e esmagador»: «A operação planeada pelo Presidente Trump foi ousada e brilhante, mostrando ao mundo que a dissuasão americana está de volta. Quando este Presidente fala, o mundo deve ouvir», vincou Hegseth, vincando que foram enviadas também mensagens privadas ao Irão.
«Posso confirmar que estão a ser enviadas mensagens públicas e privadas diretamente aos iranianos através de múltiplos canais, dando-lhes todas as oportunidades de se sentarem à mesa das negociações. Eles compreendem exatamente qual é a posição americana, quais os passos que podem dar para permitir a paz, e esperamos que o façam», disse ainda.
O Irão respondeu com vários ataques a Israel, tendo disparado nova vaga de mísseis contra o país, contra Tel Aviv, Nes Ziona e Haifa.
Recorde-se que, depois de Trump ter anunciado os ataques, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu disse que tal ia «mudar a história. «Parabéns, a sua decisão ousada de atacar as instalações nucleares do Irão com o poder impressionante e justo dos Estados Unidos mudará a história. O presidente Trump e eu costumamos dizer: ‘Paz através da força’. Primeiro vem a força, depois vem a paz. E esta noite, o presidente Trump e os Estados Unidos agiram com muita força», disse ainda.