
A 19.ª etapa da Volta a França, a realizar esta sexta-feira, foi encurtada em quase 35 quilómetros, devido à descoberta de uma dermatite nodular contagiosa em gado bovino no Col des Saises, anunciou a organização da prova.
"A descoberta de um surto de dermatite nodular contagiosa em gado localizado especificamente no Col des Saisies obrigou ao abate dos animais. Tendo em conta o sofrimento dos agricultores afetados e de modo a assegurar o normal funcionamento da corrida, foi decidida [...] a alteração da 19.ª etapa, evitando a subida ao Col de Saisies", explicou a organização do Tour.
Na nota, os organizadores indicam que a partida para a tirada de sexta-feira será dada em Albertville, como planeado, mas que o pelotão só cumprirá 95 quilómetros dos 129,9 do traçado original até La Plagne, devido à supressão da subida à contagem de primeira categoria.
Inicialmente, a jornada alpina incluía cinco contagens de montanha, com o Col de Saisies a ser a única de primeira -- há duas de segunda e duas de categoria especial, a última das quais a coincidir com a meta.
A 19.ª etapa começará, assim, às 14:30 locais (menos uma hora em Lisboa), com o arranque a ser atrasado em uma hora.
Na sexta-feira, o dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike) tem a última oportunidade para ganhar tempo nas montanhas ao camisola amarela, o esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates).
O campeão em título, que procura o quarto triunfo na 'Grande Boucle', tem 04.26 minutos de vantagem sobre o vencedor de 2022 e 2023.