Agora é oficial: Luis Suárez, avançado colombiano de 27 anos, é reforço do Sporting. Os verdes e brancos pagam de valor fixo 22,1 milhões de euros ao Almeria, mais concretamente €22.157.675,47, num negócio que, mediante bónus, pode chegar aos 27,41 milhões de euros. Ou seja, o valor das variáveis por objetivos é de um pouco mais de 5 milhões de euros, mais concretamente €5.263.157,89.

Estes números agora oficialmente comunicados pela administração leonina à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), são ligeiramente superiores aos esperados 20 milhões mais 5 em bónus, situação que se verificou também no negócio de Gyokeres, esse em sentido contrário, de Alvalade para o Arsenal, e a isso não é alheio o facto de, tal como com o sueco, estarem incluídos os montantes correspondentes a custos de financiamento da operação –  juros referentes à antecipação dos recebimentos por parte do Almeria – e ao mecanismo de solidariedade devido a clubes terceiros, vulgo direitos de formação.

O clube espanhol fica com direito a receber 10 por cento de mais-valia em futura transferência do avançado e os serviços de intermediação, esclarecem os verdes e brancos, ascendem a 1,25 milhões de euros.

Luis Suárez, que esta segunda feira já e treinou com os novos companheiros na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, está já apto para jogar a Supertaça, quinta-feira com o Benfica no Estádio Algarve.

O substituto de Gyokeres assinou contrato com os Sporting válido po cinco épocas, ou seja, até junho de 2030, e confirma-se que fica com cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.

(notícia em atualizada às 19h35)