Valentino Rossi competiu ao mais alto nível no motociclismo durante duas décadas e meia, entre 1996 e 2021, alcançando múltiplos títulos. Os acidentes e lesões também foram várias, num desporto de alto risco.

Segundo o site Motosan.es, Il Dottore refletiu sobre os receios inerentes ao motociclismo numa entrevista ao PoretCast di Giacomo Poretti: ‘O motociclismo é um desporto perigoso, mete medo. Mas quando és jovem, nos primeiros anos, nem pensas no que pode acontecer. Só pensas em fazer o melhor possível e o teu medo é errar, arruinar a carreira, isso é tudo’.

Com a maturidade ou experiências vividas em pista, a postura vai mudando, com uma maior noção e preocupação relativamente aos riscos inerentes ao motociclismo, segundo Rossi:

Depois, num certo momento, acontece-te algo, ou amadureces, e quando estás na grelha e começas a pensar: «Se cair nas duas primeiras voltas, na melhor das hipóteses todos estão atrás de mim, então tenho de ter mais um bocado de cuidado». E, a partir daí, começas a amadurecer.